Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 09/17/09

17 de set. de 2009

Olha a cobra!

A cobra sucuri, possivelmente solta por um caminhoneiro pelas bandas da Barragem Sanchuri, foi encontrada pela equipe do Pelotão Ambiental nas proximidaders da Floresta Municipal. Pela manhã deverá ser encaminhada ao Ibama.

Atenção, cuidado! Querem inviabilizar o blog.

Novamente a violência dos censores ou aqueles que sobreviveram graças a ela, agem. Não importa. cada um sabe e soube o que acontece. Como também identificam os que patrocinam a mordaça, o silêncio e a unanimidade. Vai esse e outros e outros e outros virão.É difícil os imperais suportarem 2.256 (RECORDE novamente) acessos em menos de 24 horas.

CORAÇÃO AOS FARRAPOS

Está chegando o Vinte de Setembro e, como todo ano, me preparo para comemorá-lo condignamente, o que nem sempre consigo seja tanto por falta de tempo, ou por falta de componentes imprescindíveis tais como “churrasco bom, chimarrão, fandango, trago e mulher”, o que, segundo a música, “É disso que o velho gosta, é isso que o velho quer”.
Em Araras, no alto da serra, tenho quase sempre hasteada junto a casa o pavilhão tricolor gaúcho – não confundir com o Grêmio que eu sou é Flamengo.
Porto-alegrenses, quase sempre da turma do Bonfa, nessa época buscam retomar contato com os gaudérios desterrados aqui pelo Rio, sempre de olho de numa possível convite para uma churrasqueada, o que nem sempre acontece. Afora isso eles têm sempre para conosco, bacudos, mambiras da fronteira, uma atitude desdenhosa, crítica, quanto ao nosso gosto musical, coisa, segundo eles, de gente atrasada, de mentalidade conservadora e contraria ao progresso social. Chote, milonga, vanerão, chula, bugio e outras grossuras são coisa de gente culturalmente pobre, desinformada. O quente é ter atitudes republicanas voltadas para o resto do país ou, mais especialmente, para o Nordeste, berço da nova raça afro-brasileira. Nós da fronteira seriamos um bando de pelo - duros, cruza de bugres com castelhanos temperados com uns alemães-batata, uns italianos e uns turcos que, vejam só, deu no que deu.
Mas, se houver festa, eles são sempre os primeiros a chegar, “pilchaditos no mas”, com suas bombachas e alpercatas compradas no Bric da Redenção, cuias e bombas argentinas, garrafa “termus” e puxando nos “bah, tchê, que barbaridade”. Figura que, como uma vez, durante a gravação de “O Tempo e o Vento”, em Porto Alegre, definiu um ator da Globo; “Pensa que é um gaudério de bombacha mas não passa de um gayderio de bombicha”.
Nestes últimos dias venho amargando uma duvida cruel: Fazer ou não um churrasco no Vinte de Setembro? O tempo tem estado firme lá no alto da serra, não está muito frio, a sessão de “comes e bebes” esta bem suprida, sei até onde conseguir uma carne razoável, mas... Não sei. Está me faltando motivação. Ou melhor, uma postura legal esta me emperrando a festa: A Lei Seca.
O nosso sítio fica a exatos noventa e cinco quilômetros da nossa residência em Copacabana, coisa que se faz em pouco mais de uma hora de carro. O complicador é o fato de quase todos nossos amigos morarem aqui no Rio e, sendo dia 20, domingo, teriam de voltar para casa no mesmo dia.(Por incrível que possa parecer, alguns deles trabalham nas segundas-feiras).
Churrasco, baile, vinho e Policia Rodoviária não andam se dando muito bem ultimamente, ainda mais com a instituição do Bafômetro. Isso não daria certo. E não me venham com aquela de “Se beber não dirija e se dirigir não beba”, fandango sem pinga não é fandango e eu queria só ver quem iria trazer os “autos” na volta. Ia ser um monte de borrachos presos pelos federais... e a alegria dos noticiários de segunda feira. Deus nos livre!
O 20 sempre me falou alto aumentando a saudade amarga dos pagos, agora ainda maior depois que fizeram do meu Sá Viana um inexpressivo “Vinte de Setembro Futebol Clube”. Essa traição meu coração tricolor não perdoará nunca.
Por tudo isso é que vou comemorar a Farroupilha meio “solito”, mas vou comemorar. Sempre vai aparecer lá por cima um desgarrado do pago, morador nas cercanias, disposto a cevar um mate e cortar uma carne no espeto e, sublime esperança, quebrar o silencio do meu velho violão - que eu nem sei tocar. E se não aparecer ninguém, mesmo assim me “pilcho” com a camiseta do Sá Viana, hasteio minha bandeira tricolor, boto meu Ipod prá tocar musica nativista e me encho de carne, vinho e orgulho de ter nascido gaúcho.
...E digo: “Buenas e me espalho”!

Uruguaianense ama Carnaval

As vendas nem começaram a embalar e já totalizaram R$ 324.510,00.

Uruguaiana tem seis famílias desabrigadas

O presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil, tenente Paulo Duarte Mota, e o coordenador Paulo Woutheres, informaram que o rio Uruguai está com 8m64cm, (em Libres a medição marca 8,07m) e continua subindo e já desabrigou 6 famílias, residentes nos bairros Mascarenhas de Moraes, Santo Antônio e Boa Vista. Uma família deverá ser deslocada para os antigos galpões da CAUL. O tenente Paulo Woutheres colocou o telefone 9622-9765, para chamadas e socorro aos atingidos.

Lider do partido de Felice propõe trancamento na pauta dos projetos para pressionar envio de projeto salarial pelo Executivo

O vereador Fernando Tarragô (PSDB), líder do governo na Câmara Municipal, propôs, nesta quinta-feira, o trancamento de todos os projetos que tramitam no parlamento local enquanto o prefeito José Francisco Sanchotene Felice (PSDB) não enviar o projeto de lei que reescalona os vencimentos dos servidores municipais em todos os níveis. A proposta surpreendeu a todos os vereadores. A sugestão foi apresentada durante a discussão que antecipou a votação de um projeto de lei que cria novos cargos na estrutura administrativa e cujo provimento deverá ser por concurso público.

Os vereadores discutiam a respeito da defasagem salarial dos servidores da prefeitura que há cinco anos não são contemplados com aumento ou reposição de perdas de salário. “Já participamos de cinco reuniões com o prefeito para tratar deste assunto e em todas foi cobrada a apresentação do projeto que reestrutura os níveis de vencimento da prefeitura. O prefeito promete enviar o projeto, mas nunca o envia”, desabafou o líder do governo antes de propôr o trancamento da pauta. “Não vamos aprovar mais nenhum projeto enquanto não for enviado o do reescalonamento”, sentenciou.

Os vereadores de oposição (PMDB e PT) e também do Partido Progressista (PP) cumprimentaram o vereador Tarragô pela independência e posicionamento firme. Adalberto Silva destacou que “a posição firme e independente de Tarragô contribui com a Câmara Municipal e com o Executivo”. Mauro Brum também cumprimentou o líder do governo pela postura e disse que a defasagem salarial dos servidores da prefeitura é de mais de 30% com perdas inflacionárias.

Os líderes das bancadas do PMDB e PT, Francisco Barbará e José Clemente Corrêa, aproveitaram o momento par anunciar que as duas bancadas não participarão de nenhuma votação dos projetos do Executivo enquanto não for enviado ao legislativo o projeto de reescalonamento. “Se nós já estamos cansados de esperar pelo projeto, imagina o funcionalismo municipal”, declarou Barbará.

OAB inaugura sua sede na Esplanada da Justiça


Na terça-feira, dia 15/09, às 19h30min, o presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul, Cláudio Pacheco Prates Lamachia, o prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice, e o presidente da OAB-Subseção Uruguaiana, Roberto Duro Gick, cortaram a fita inaugural da nova sede da OAB, localizada na rua General Hipólito nº. 3448, na denominada Esplanada da Justiça, onde a Prefeitura Municipal adquiriu a área e doou para que seja edificada a Esplanada. O primeiro órgão que inaugurou sua sede foi o Ministério Público Estadual e, dentro de 40 dias, deverá ser inaugurado o novo Fórum de Uruguaiana. A nova sede da OAB teve custo de R$ 280 mil e área construída de 276,92 metros quadrados, em dois pavimentos, num terreno de 16 por 50 metros, com estacionamento, projeto dos arquitetos Carlos Roberto da Silva Prudêncio e Carlos Alberto Ferreira do Canto, e do engenheiro civil Osmar Saldanha Filho. Na ocasião, o advogado Lauro Beheregaray Delgado, ex-presidente da OAB Uruguaiana, que idealizou a Esplanada da Justiça, foi homenageado com placa e referências de todos que usaram da palavra. O Capelão Militar, tenente Fabrício do Prado Nunes, abençoou o local, com pronunciamento marcante sobre Deus, o Direito e a Justiça. O prefeito Sanchotene Felice destacou a participação da OAB na implantação da Esplanada da Justiça, citando os advogados Lauro Beheregary Delgado, Roberto Duro Gick, Eduardo Velo Pereira e Joraci Dutra que foram incansáveis em busca da materialização deste projeto, que é mais um pioneirismo de Uruguaiana.

Tu vens, tu vens, eu já "vejo" teus sinais...




A Primavera está chegando, veja este Ipê, localizado na rua Iris Ferrari Valls, quase esquina Júlio de Castilhos, em Uruguaiana.

Quer mais?

Novo recorde pelo segundo dia consecutivo: 1734 acessos.
Agradecemos a você, que faz o Tribuna com a gente!

Os parceiros são anônimos, mas a criatividade escancarada!

Apanha o sabonete,
pego uma canção e vou cantando sorridente
Tribuna um banho de alegria num mundo de agua quente!

Apanha o sabonete
Abre o blog e de repende agente sente
Tribuna um banho de alegria num mundo de agua quente!

Apanha o sabonete,
É o Tribuna dando banho em tanta gente
Triiii, um banho de alegria num mundo de agua quentchiii


Postado por Anônimo no blog TRIBUNA DE URUGUAIANA em 16/9/09 23:54