Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 09/19/13

19 de set. de 2013

Desfile do Gaúcho em Uruguaiana.



Nesta sexta-feira, dia 20/09, a partir das 9h, na avenida Presidente Vargas, será realizado o Desfile Farroupilha. O presidente da Semana Farroupilha 2013 é o tradicionalista Francisco Renato Rodrigues.

Desapropriada área para Galpão de Triagem – Uruguaiana.




Na quinta-feira, dia 19/09, às 17h, no Salão Nobre, o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado dos vereadores Egídio Carvalho e Jussara Osório; dos secretários municipais de Obras e Serviços Urbanos, Paulo José dos Santos; de Segurança e Trânsito, Vitor Manoel Gediel Machado; de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes; de Esportes e Lazer, e de Meio Ambiente, Francisco Robalo Fernandes; e do Assessor Legislativo, Valério Pimpão Echeverria; entregou a presidente da ACLAN  - Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza, Maria Tugira da Silva Cardoso, cópia do Decreto nº. 378/2013, pelo qual a Prefeitura Municipal de Uruguaiana desapropria gleba de terra onde será construído um galpão de triagem.

Romaria Diocesana – Uruguaiana.



A 22ª. Romaria Diocesana de Nossa Senhora Conquistadora será realizada, em Uruguaiana,  no dia 27 de outubro de 2013, com concentração a partir das 8h, em frente da Catedral de Santana. Este ano, o lema da Romaria é “Com a Mãe Conquistadora anunciamos a Boa Nova em nossa Terra Santa”.

Câmara de Conciliação do Sindimercosul auxilia caminhoneiros – Uruguaiana.



Uma prestação da geladeira nova que não foi paga, uma multa de trânsito leve ou um processo civil ainda não concluído podem impedir que um motorista empregado ou caminhoneiro autônomo não consiga carregar. Tais situações têm sido utilizadas como barreiras pelas gerenciadoras de riscos (empresas contratadas por transportadoras), que se tornaram responsáveis pela avaliação do perfil do motorista, ditando quem pode e quem não pode carregar uma determinada carga. Por conta desse poder, o Sindicato dos Trabalhados em Transportes de Cargas de Linhas Internacionais do RS - Sindimercosul questionou na Justiça e conseguiu uma liminar proibindo tais ações.  Com isso, o Sindicato e as empresas de gerenciamento de risco criaram uma alternativa para ajudar os trabalhadores e assim evitarem uma disputa judicial.
Para evitar que os trabalhadores fiquem fora do mercado de trabalho, o Sindimercosul trabalha através da Câmara de Conciliação, onde as gerenciadoras de riscos e motoristas chegam a um consenso para não discutir a questão na Justiça.
As conciliações acontecem dentro do sindicato, em Uruguaiana, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas através de contato direto com a Câmara em São Paulo-SP. Nesta última quarta-feira, (18) o Sr. Nery de Lima teve sua situação regulariza através da Câmara junto empresa gerenciadora de risco OpenTech, já que no sistema da mesma constava restrições. Ao todo ja foram atendidos cerca de 40 trabalhadores e todos tiverem seus cadastros atualizados e liberados. Segundo o Presidente do Sindimercosul, Jorge Luiz Frizzo todo motorista pode entrar em contato com o nosso sindicato para buscar uma conciliação. Informações podem ser solicitadas através dos telefones da entidade com o Sr. Saulo de Almeida Paz, responsável pela Câmara no Sindicato.

Decisão do STF sobre lei de atividades no Carnaval – Uruguaiana.



A Câmara Municipal cedeu espaço na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 19/09, ao advogado Frank Finoqueto para manifestar-se sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal quanto ao projeto de lei municipal que define os níveis de decibéis durante o período do carnaval em Uruguaiana. A proposição do vereador Marcelo Lemos oportunizou a explanação acerca da legalidade desta matéria que regulamenta a poluição sonora e as atividades excepcionais do período de ensaios das escolas de samba, possibilitando a realização do Carnaval Fora de Época no município.

Na oportunidade, foi descrito o histórico da Ação Civil Pública movida para interdição das atividades da Sociedade Recreativa e Cultural Os Rouxinóis. O STF julgou constitucional a lei considerando a competência do Poder Legislativo Municipal em legislar sobre assuntos de interesse local e suplementar a Legislação Federal conforme a necessidade avaliada.

“É preciso congratular a fundamental importância da Câmara para este processo que possibilitou a continuidade das atividades do Carnaval, desde a abertura do espaço para as discussões à edição da lei”, considerou Finoqueto. Ainda registrou a participação da comunidade e a relevância da Casa Legislativa na manutenção dos interesses da população sendo atuante na condução da resolução dos problemas da comunidade.

Granada na Cidade Nova – Uruguaiana.



Na tarde de quarta-feira, dia 18/09, foi encontrada uma granada no bairro Cidade Nova. Populares do local, que viram o explosivo, acionaram imediatamente a Brigada Militar. Na quinta-feira, dia 19/09, o grupo de Ações Táticas Especiais da Brigada Militar de Porto Alegre detonou o artefato no local. A Polícia está investigando e já informou que é uma granada de origem argentina, mas ainda não se sabe como o explosivo foi parar em via pública.