Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 05/21/09

21 de mai. de 2009

Joga pedra na Geni (Editorial do TRIBUNA, dia 16/05).

No Brasil, quando um problema se avoluma, constituímos uma Comissão, seja ela parlamentar de inquérito ou não, para analisar e dar seu competente parecer. Esta máxima é creditada ao ilustre mineiro Tancredo de Almeida Neves, nossa “porcina” da presidência, pois foi eleito e não conseguiu sequer assumir o posto. Morreu num episódio nebuloso e não tomou posse jogando, pelos revezes do destino, Sarney – o Imperador do Maranhão – na cobiçada cadeira presidencial. Somos o país da hipocrisia, da presepada, da patacoada, do cinismo. Fomos “descobertos” pelos portugueses, fizemos alianças espúrias com os espanhóis pelo território, dizimamos os índios, escravizamos os negros, expulsamos holandeses e franceses e, para deleite dos humoristas, a monarquia foi derrubada por militares sabidamente monarquistas e que gozavam de benesses do imperador D. Pedro II, o grande estadista do século XIX. Na República Velha, maldizemos a política café com leite, liderada por mineiros e paulistas. Em 1930, a gauchada rumou de cavalo e pilchas para atar os pingos no Obelisco carioca. Por 15 anos, Getúlio Vargas fez o que bem quis no Brasil, trazendo grandes benefícios aos trabalhadores, mas privilegiando muitos amiguinhos, na política de pai dos pobres e mãe dos novos ricos. Depois foi combatido pelo famoso Carlos Lacerda, uma figura polêmica, que mesmo puxando saco dos golpistas de 64, foi defenestrado da vida pública, justamente pelos militares. No período da ditadura “branda” (1964-1985), com a imprensa amordaçada e a presença de apenas a oposição consentida, os escândalos pouco afloraram mas, tivemos a Coroa Brastel, as orgias de Delfim em Paris, o caso da mandioca, os coronéis nordestinos, liderados por Antônio Carlos Magalhães e José Sarney, as jóias do ministro Ibrahim Abi-Ackel, a construção da Transamazônica, a implantação das usinas nucleares em Angra dos Reis, para citar algumas “obras”.
Em tempos recentes, a queda de Fernando Collor, os processos de privatizações na esfera nacional e estadual, os mensalões do presidente Lula, o Clube da Cidadania do PT gaúcho, o processo de reeleição de Fernando Henrique, os anões do orçamento, a crise nos governos Collares e Rigotto, o escândalo no DETRAN-RS e, agora, a compra da casa da governadora Yeda Crusius e denúncia de caixa 2 em sua campanha eleitoral, em 2006. Deste pequeno número de escândalos e denúncias que ganharam o noticiário brasileiro, afora a renúncia de Collor, como terminaram? Quem foi punido? Quem foi preso? Quem foi inocentado? Quais as implicações na vida dos culpados e o que foi feito para resgatar a dignidade dos acusados? Estamos na época em que todos querem jogar pedras na “Geni”, imortalizada na canção do genial Chico Buarque. Quem for culpado deve ser punido, mas de forma vertical, que ninguém por muito dinheiro ou influência política possa cair no “esquecimento”, coberto pelo manto da impunidade. Curiosidade: quanto em verbas publicitárias o governo Yeda está destinando ao grupo RBS?

Coluna BALAIO, por Rubens Montardo Junior (16/05).

Perda
No domingo, dia 10/05, faleceu (1h) e foi sepultado, em Uruguaiana, o oficial da reserva da Marinha do Brasil, Sidnei Fernandes dos Santos, 69 anos. Conheci-o em 1996, sempre bem humorado, bom papo e uma paixão indescritível pelo correto uso da língua portuguesa, que exercitava diariamente corrigindo jornais, livros, editais e o que caísse em suas mãos. Sua frase inesquecível: “O papel aceita tudo. Pura bucha!”. Ao Seu Cid, nosso carinho e nossa saudade.

Advogados
Por enquanto, são pré-candidatos ao comando da OAB local, pela situação, Roberto Duro Gick, e pela oposição, Willy Santúrio Ramos. Há expectativa que surja alguém pela terceira via.

Felicidade
Moradores da rua Salgado Filho, entre Íris Ferrari Valls e Eustáquio Ormazabal, estão felicíssimos com o asfalto.

Namorados
Dia 13/06, sábado, às 20h, espetáculo de dança, presentes, jantar de Margareth Bortolotto, iluminação e som do Banana. Convite casal R$ 50,00. Reservas pelos telefones 3414-0132 e 9928-6808. Coordenação do casal diretor social Mônica e Miguel Machado.

Enfermagem
Realizado na Biblioteca Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo, foi realizado Encontro de Enfermagem, abordando a “Qualidade Pessoal e Gestão em Saúde”, sendo palestrantes o médico Grimário Nobre de Oliveira, o enfermeiro Valpir Jesus de Senna Rodrigues, do Conselho Regional de Enfermagem; a enfermeira Carolina Carús; e o acadêmico de Educação Física (PUC/RS), Lineu Brum de Souza. Este encontro foi elaborado pela Comissão Científica dos Enfermeiros da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, pelas enfermeiras (os) Adriana Prausse, Alberto Goltz Junior, Alyni Folletto, Candice Oliveira, Daniele Ferrioli, Juliana Zubiaurre e Liene Campos; com apoio da Santa Casa, Prefeitura Municipal de Uruguaiana, Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente, Conselho Regional de Enfermagem (Coren/RS), e a Unipampa – Universidade Federal do Pampa. Na oportunidade, os participantes fizeram agradecimento especial a administradora da Santa Casa de Caridade, Ana Maria del Litto Sturmhoebel. Também, foi enfocada, num painel de fotos, a história da enfermagem no Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana.

Encontro Internacional
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU) realizaram o 4º. Encontro Internacional de Centros Comerciais do Rio Uruguai. No encontro foram debatidos os temas Meio Ambiente e Preservação do Rio Uruguai, Integração Fronteiriça do Mercosul e a Integração de Grandes Centros de Rede. Uruguaiana foi a primeira cidade brasileira a sediar o Encontro Internacional.

Grito
O vereador José Clemente (PT) reclamou do volume excessivo usado pelo colega Rafael Alves (PSDB), em seus pronunciamentos.

Zoológico
Por meio do Decreto nº. 140/2009, o prefeito Sanchotene Felice nomeou comissão para implantação de Jardim Zoológico, em Uruguaiana, objetivando realização de estudos sobre a viabilidade desta iniciativa, com análise e sugestões dos aspectos biológicos, sócio-econômicos e infra-estrutura física, em área a ser declarada de preservação ambiental, reservada a manutenção de pequenos animais, especialmente nativos, da região Fronteira Oeste.

Zoológico II
Integram a comissão para implantação de Jardim Zoológico, em Uruguaiana: Wilson José Matteo Dornelles (presidente), Ariel Oyhenard, Caciano Sgorla Ferreira, Francisco Renato Galvani e Marília Celestino Alves. A Comissão terá prazo de 45 dias para apresentar relatório circunstanciado sobre o assunto.

Cultural
Na sexta-feira, dia 14 de maio, o Centro Cultural Dr. Pedro Marini completou 31 anos de existência.

Copa Manuelão
A Prefeitura Municipal, por meio da Diretoria de Esportes, realiza no Ginásio Municipal, a Copa Manuelão (basquetebol), em homenagem ao professor Manuel Augusto Pereira da Silva, evento este iniciado em 2005. A disputa acontece às terças e quintas-feiras, a partir das 17h, com coordenação dos professores Ismael Sanchotene Jung e Antônio Castro Filho. Este ano, 8 equipes disputam o certame: Elisa Valls, Planet Film, 22º. GAC, 8º. RCMec, Roma, Unimed, Sant’Ana e União.

Novidade
Em 2012, poderemos ter o conceituado advogado José Roberto Gallarreta disputando uma cadeira no legislativo municipal.

Relatório
No mês de abril, foram cadastrados no SESI – Indústria do Conhecimento, 517 cadastrados, com freqüência de 669 pessoas, ou seja, média diária de 50/70 pessoas. Foram concedidos 379 empréstimos de livros. Em atividades extras tivemos: visita das turmas 42 e 24 da Escola Ernesto Dornelles, com atendimento de 58 alunos. Ainda, atividades na hora do conto (língua de trapo) e atividade psicomotora.

Curiosidades
Quatro coisas que ninguém nunca viu: dente de bacalhau, pomba gay, linguiça de camelo e anão gago.

Quem lembra ou conhece...
- Do trem Minuano;
- Do saladeiro em Barra do Quaraí;
- Da Dona Generina;
- Do Marimbondo, vendedor de loteria.

Em alta: o depoimento de Lair Ferst.

Em baixa: a governadora Yeda Crusius.