Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 07/10/12

10 de jul. de 2012

Transporte Coletivo Urbano será licitado – Uruguaiana.


A Prefeitura Municipal, após 7 anos e 7 meses,  elaborou e lançou edital abrindo concorrência pública para exploração dos serviços de transporte coletivo em Uruguaiana. O prefeito Sanchotene Felice comprou ônibus usados em Porto Alegre mas a Companhia Municipal dos Transportes fracassou. As empresas analisam o edital e, se necessário, irão ao Poder Judiciário para garantir equidade no processo licitatório. 

Trevos na escuridão, problema que se arrasta - Uruguaiana.




A iluminação dos trevos que dão acesso a Uruguaiana preocupa a comunidade, e principalmente quem passa diariamente pelo local. A estimativa é de que 15 mil caminhões cruzam por esses trevos mensalmente, pois Uruguaiana é o principal acesso do Mercosul. A falta de infraestrutura causa acidentes e assaltos, “é um perigo quando eu preciso ir para a faculdade de noite. É uma escuridão, não dá para enxergar nada, tem que ficar colocando luz alta na "cara dos outros" para poder enxergar o trevo, isso se o mato não estiver alto” conta L.I.S, acadêmica de Farmácia da Unipampa. Os trevos de acesso a BR-290 e BR-472 já foram alvos de debates e discussões entre autoridades municipais e estaduais. Porém, nada foi feito. 
Um acordo na Procuradoria da República determinou que a Prefeitura Municipal de Uruguaiana faria a mão-de-obra, o DNIT doaria os postes e AES Sul participaria com o restante. O DNIT doou os postes, a Prefeitura está aguardando a AES Sul encontrar uma solução para dar início aos trabalhos. Conforme o secretário municipal de Obras, Eloy Trojan, a AES não tinha pessoas que resolvessem a situação. Eles encaminharam o pedido, mas infelizmente até hoje não chegou nada, “a AES prometeu uma solução, é uma questão que já está com o Departamento Jurídico, trabalhando no sentindo que seja resolvido. A Prefeitura desde a primeira reunião se comprometeu com a mão-de-obra. Até agora a AES SUL não nos deu uma solução, e inclusive estamos pagando por uma iluminação que não tem, ou seja, a iluminação dos trevos. Essa iluminação dos trevos é uma situação gravíssima, são trevos que atravessam BRs. O DNIT teria que ter uma participação maior pelo fato de serem trevos” explicou o secretário. 
Em 2006 a Prefeitura recolocou a iluminação do trevo que dá acesso a BR-472, e em 60 dias toda a rede de iluminação foi roubada. De acordo com Eloy Trojan não existe mais rede nos trevos, a fiação foi roubada, terão que ser refeitas todas as redes e colocação de uma caixa de cimento para proteger a fiação. Além disso, milhares de pessoas ficam inseguras, principalmente as que residem na União das Vilas, bairros Santo Inácio e Cidade Nova, vilas Hípica I e II e Loteamento Reunidas. 

Violência contra mulheres - Uruguaiana.


O Posto da Mulher – serviço anexo à Delegacia de Polícia tem anotado um número crescente de casos envolvendo agressões, intimidações, estupros e assédio contra cidadãs uruguaianenses. Segundo a responsável pelo setor, professora Cilma Bitencourt, até o dia 05/6  já haviam sido registrados 210 atendimentos, sendo que 140 resultaram em ocorrências policiais classificadas como Maria da Penha, bullying nas escolas ou a existência de meninas sozinhas ou acompanhadas por maiores de forma suspeita pelas ruas da cidade. As 70 restantes não aguardaram pelo registro, perderam a coragem ou apenas colheram informações de como proceder em alguma situação de constrangimento. “A primeira coação contra as mulheres agredidas é ameaçar com a possível perda da guarda dos filhos”, diz Cilma. Uma das medidas adotadas para proteger a mulher é ter o Bolsa-Família em nome da dona de casa.
A professora salienta que no mês de setembro o Posto deverá dar lugar à esperada Delegacia da Mulher [criada no Governo Yeda Crusius] e agora com a instalação confirmada conforme compromisso assumido pela secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Márcia Santana. Também tem sido expressivo o volume de casos que envolvem o abandono, maus tratos e furtos a idosos, praticados pelos próprios familiares, principalmente filhos dependentes químicos. Casos assim revelam a necessidade da implantação da Delegacia de Vulneráveis – que em algumas cidades do RS estão em funcionamento e dedicam-se a idosos, deficientes e portadores de déficit psicológico, conclui.


Gatão de Meia Idade - lugares definitivos