Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 02/22/11

22 de fev. de 2011

Meu Rio de Janeiro - uma declaração de amor!



O cartão de visita da dupla Armando Vasques e Valdir Santana. Interpretação Sarah Leoa.

COMEX com problemas - faltam fiscais da ANVISA

Nesta quarta [23], o presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul (SDAERGS), Lauri Kotz vai estar em Brasília participando de reunião com o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária [Anvisa], José Agenor da Silva. “Não há servidores da Anvisa lotados no Chuí para inspeção de mercadorias na fronteira. Por este motivo, a fiscalização de produtos é dependente de fiscais de Porto Alegre e Rio Grande. Além disso, 60% dos fiscais da Agência estão em condições de requerer a aposentadoria”, salienta Kotz.
No ato, será entregue documento propondo a realização de concurso público para fiscais da Anvisa. “Uma área tão importante para o Comércio Exterior não pode ficar sem os serviços técnicos da ANVISA”, assinala o dirigente do SDAERGS. Estarão presentes o deputado federal, Henrique Fontana, a senadora Ana Amélia Lemos e o prefeito do Chuí (RS) Hamilton Silvério Lima

Inscrições à Cavalgada da Paz - Uruguaiana

Quem quiser particopar poderá fazer a inscrição nas instalações da Praça Farroupilha, entroncamento da Av. Presidente Vargas e Dr Maia. A coordenação é de Iolanda Fiel.

Gatão de Meia Idade - Diferenças (de olho na vide-presidência)

Para pensar: White Massai


Este é o trailler do filme, que pode ser todo assistido em inglês no youtube. Eis o link da primeira parte.

Uma escola para a África

Uma escola para a África
Lenkisem, uma comunidade com 3000 maasai e nenhuma escola, projeta suas expectativas na comunidade Uruguaianense.
foto: Raul Valls

Em sua última viagem à África, após entregar medicamentos a um hospital administrado por uma congregação católica portuguesa, Raul Valls foi ver de perto a situação dos maasai, no Quênia. Com a demarcação de reservas para a fauna africana e as alterações climáticas, os maasai estão encontrando dificuldades para sobreviver da caça e do pastoreio seminômade de seus rebanhos. “Dormi numa habitação construída com esterco, depois que entrei, colocaram uns espinhos na porta para evitar que algum animal entrasse”. O fotógrafo Justo Casal, consultor da ONU, com publicações na BBC e no The New York Times, que estará em Uruguaiana para uma exposição com Raul Valls em março, lembra que não adianta falar em direitos humanos quando se trata de uma sociedade como a maasai, em que lhes faltam as condições mínimas para humanizar a vida que levam.
                Mas ao ver as crianças, protegidas por uma maneata (cerca feita com um arbusto espinhento para proteção contra o ataque de predadores), tendo aulas de inglês a céu aberto, por iniciativa de um grupo de jovens que viram nos estudo universitário uma alternativa para a vida no gueto, Raul Valls não conteve a emoção. Ao deixar a tribo, numa cerimônia em que recebeu honrarias maasai, prometeu seu empenho para ajudar a construir uma escola para as crianças.
                O projeto do engenheiro Pedro Alexandre Pitella para um prédio de 70m² onde funcionará a Nursery School Uruguaiana (Escola Infantil Uruguaiana) está orçado em 21 mil reais. Para arrecadar este valor, Raul tem empenhando seu círculo social e busca o apoio da comunidade Uruguaianense. “Essa escola já existe, debaixo de uma árvore, protegida de predadores por um cercado de espinhos”, diz o médico, para quem o projeto permitirá que as crianças parem de ter aulas para, de fato, aprender.
                Raul acredita ainda que a construção da escola é um compromisso de mão dupla. As crianças, que têm em John e Daniel, dois maasai universitários, um modelo para seguir, vão se sentir valorizadas, “seu empenho em aprender será nossa retribuição”, ressalta. A exposição com as fotos e objetos dos maasai será uma das formas de mostrar à comunidade Uruguaianense a cultura de um povo especial, com uma vida de adversidades onde a AIDS, a malária, a falta de comida – e de perspectiva – assolam a população. Para promover seu projeto, uma exposição será realizada em conjunto com Justo Casal. “É verdade que tem muita carência aqui também, mas nós precisamos olhar ao redor. Essa é nossa oportunidade de existir na vida dessas pessoas, lá na África, de fazermos algo por uma população inteira”, conclui o médico.


_______________________________________________________________



CULTURA MAASAI E CULTURA SUAÍLE - Justo Casal e Raul Valls
LANÇAMENTO OFICIAL DO PROJETO "DE MÃOS DADAS COM A ÁFRICA"
Escolas para crianças carentes.

"THE CUT"- Documentário de Justo Casal sobre a Mutilação Genital Feminina - Sucesso da BBC de Londres.

Local: Salão Panorâmico do Tênis Clube Rio Branco
Dia: 11/03/2011 (sexta-feira)
Horário: 19h