Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 05/04/11

4 de mai. de 2011

Médico cardiologista Fábio Mota depõe na CPI da Saúde. E a CPI revela: obras sem licitação teriam sido feitas pelo irmão de Rafael Alves

Os depoimentos estão se tornando repetitivos e a assistência cada vez mais escassa. As mesmas perguntas foram repetidas e, naturalmente, o Dr. Fabio Mota manteve o que já havia declarado. Os fatos novos foram a participação desastrada do vereador Valério Etcheverria, que não estava familiarizado com os depoimentos, nem com a atuação dos vereadores e quis fazer uma longa preleção para o Dr. Fabio a respeito dos prejuízos que um mau relacionamento com a administração traziam para o seu trabalho. Tentou amenizar as denúncias declarando que não havia roubos, nem desvios, portanto os fatos não eram tão graves, deviam-se mais a sua pouca empatia com a administradora. O presidente da CPI teve de chamar a atenção da assistência que ficou visivelmente irritada e as pessoas começaram a criticar a participação do vereador. O segundo fato foi a revelação, não por parte do Dr. Fábio, mas embutida em pergunta do relator de que as obras feitas no INCAR foram de responsabilidade da Sal Engenharia, de propriedade do engenheiro Sales.


*Já as demais obras, sem licitação, pela Construtora O Empreiteiro de Carlos da Silva Alves, irmão do vereador Rafael Alves, afastado antes do fato vir à tona.
O outro depoente seria o funcionário municipal [CC] Norberto Etcheverria. O aguardado depoimento do Sr. Luiz Felipe Silva deverá ocorrer no dia 06 de maio.











Especial Tribuna - Vera Molina

Enfermeiros depondo na CPI da Saúde - Câmara de Uruguaiana

Ao final da tarde, depuseram três enfermeiros lotados na Santa Casa de Caridade.
A atual coordenadora de enfermagem do hospital, enfª. Taciara Prates, prestou diversos esclarecimentos sobre sua atividade, falou das remoções de funcionários técnicos de enfermagem, motivos de afastamento, forma de avaliação e critérios de admissão. A enfermeira demonstrou insegurança ao discorrer sobre formalização de denúncia de conduta incompatível ocorrida no HSCC, caindo em contradição ao fazer afirmações que não retratavam a verdade constante em documentos já de posse da CPI e chegou a ser advertida pelo presidente, ver. Clemente Corrêa.
O ex-coordenador enfermeiro Alberto Goltz Júnior relatou suas atividades, seu pedido de afastamento da coordenadoria de enfermagem e sobre ter ouvido falar que existe tensão entre os funcionários, mas que pessoalmente nunca presenciou nada que comprove tal situação.
Da mesma forma, a enfermeira Jane Beatriz Chaves, responsável técnica pelo turno da noite da Santa Casa, disse que desempenha suas funções com tranquilidade e que não sabe de nenhum fato ou ocorrência que configure perseguição ou assédio entre funcionários e direção do hospital. Somente afirmou a necessidade de que remoções e admissões sejam feitas com base na experiência dos técnicos para atuarem em determinados setores e unidades especializadas do hospital.

Colégio Nossa Senhora do Horto - 102 Anos - Parabéns!

Curso no SDAERGS - Uruguaiana

O Sindicato dos Despachantes do Rio Grande do Sul (SDAERGS) promove nesta sexta-feira (6), das 16h às 20h em Uruguaiana, o seminário “Despachante Aduaneiro: que rumos daremos a nossa profissão”. O palestrante Jorge Kralik irá definir ações de planejamento estratégico junto aos despachantes.

A reflexão proposta por este Seminário terá como foco colaborar com os Despachantes Aduaneiros gaúchos a retomarem os rumos de sua profissão, criando ainda mais fortalecimento e união da classe, ressalta o palestrante, Jorge Kralik.

O evento visa reavaliar o cenário da atividade do despachante aduaneiro, assim como definir ações de posicionamento estratégico de forma concreta para ser observada pela própria classe, assim como ações de promoção e divulgação para os importadores e exportadores e para o mercado em geral.

SIMERS pede a interdição ética de uma das unidades da Santa Casa de Uruguaiana

O Sindicato Médico do RS (SIMERS) solicitou ao Conselho Regional de Medicina (Cremers), nesta terça, 3 de maio, a interdição ética de uma das unidades da Santa Casa de Uruguaiana, na fronteira oeste. A autarquia é responsável por instaurar este tipo de procedimento.

O pedido foi protocolado pelo Sindicato, na sede do Conselho em Porto Alegre, e atinge o funcionamento da UTI Cardiológica. A categoria reforça a preocupação com atos dos administradores do hospital, todos nomeados pela prefeitura, e que têm prejudicado o trabalho do corpo clínico.

O representante do SIMERS, Edson Prado Machado, explica que a interdição se justifica devido à ausência de diretor técnico da unidade, exigência legal para a assistência a pacientes, e à ingerência na conduta dos médicos. No documento, o Sindicato aponta irregularidades que precisam ser alvo de processo do Cremers. "É necessário investigar a prática dos administradores, pois está em jogo a continuidade do atendimento prestado em um serviço de alta complexidade", salienta Machado.

O dirigente sindical estará nesta quarta (4) no município, quando terá, durante a tarde, um novo encontro com o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Matheus Gama. Serão entregues ao MPT cópias de ações movidas na Justiça do Trabalho para cobrar direitos e formalização dos contratos de um grupo de médicos que atuam no estabelecimento. As informações devem subsidiar o inquérito civil público que Gama abrirá para apurar as denúncias contra os gestores da casa de saúde.

O SIMERS também ingressará nos próximos dias com novas medidas judiciais, desta vez envolvendo os intensivistas das três UTIs da Santa Casa. O quadro, com cerca de 20 especialistas, enfrentou recentemente atrasos de mais de dois meses no pagamento das remunerações, mas não interrompeu a assistência aos doentes.

Gatão de Meia Idade - Gerúndio o tempo que não acaba nunca