Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 09/12/13

12 de set. de 2013

Paso de los Libres - 170 anos.

A vizinha cidade de Paso de los Libres, na Província de Corrientes, na República Argentina, comemora neste dia 12 de setembro de 2013, seus 170 anos de fundação. Na pessoa do Intendente Municipal, Eduardo Alejandro Vischi, nossos cumprimentos aos hermanos librenhos. 

Vinda do Curso de Medicina em destaque no Legislativo – Uruguaiana.



Esclarecer e apresentar à comunidade o processo de implantação do curso de medicina em Uruguaiana foi destaque na audiência pública realizada pela Câmara Municipal. A proposta de autoria do vereador Ronnie Mello contou com a participação de representantes interessados do poder público, iniciativa privada, médicos, estudantes do Projovem, cursos pré-vestibular, associações e acadêmicos.

A garantia da implantação do curso na Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, pelo Conselho Superior da instituição, o pleito junto ao Ministério da Educação para a vinda do curso, a inexistência deste nível superior na fronteira oeste e a oportunidade de qualificar os profissionais da saúde na região foram explanadas pelo diretor da UNIPAMPA - Campus Uruguaiana, João Cleber de Andrade. Na oportunidade, o docente destacou a importância da mobilização política para a realização desta demanda, a necessidade de desenvolver o projeto pedagógico visando a formação do aluno em caráter integral, a manutenção do envolvimento da sociedade e a projeção de benefícios sociais e econômicos para Uruguaiana e região com a vinda da medicina.

De acordo com o vereador Ronnie Mello (PP), o objetivo da audiência, que buscou a mobilização dos poderes constituídos, UNIPAMPA e comunidade em geral, foi alcançado. “Agora é preciso aguardar o processo formal e estarmos atentos para que, de fato, a implantação do curso de Medicina se torne uma realidade para Uruguaiana e fronteira oeste”, afirmou o parlamentar.

Fizeram parte da mesa de trabalho o presidente da Câmara, Luís Gilberto de Almeida Risso e os vereadores Ronnie Mello, Irani Coelho Fernandes e Adalberto Silva. Também o representante do Poder Executivo, secretário de Governo, Fernando Alves; da Universidade Federal do Pampa, diretor João Cleber Theodoro de Andrade e o vice-cônsul do Brasil em Paso de Libres, Lucas Lage Brandão.

Conselho sobre Transporte – Uruguaiana.



A Câmara Municipal de Uruguaiana indicará ao Poder Executivo a constituição do Conselho Municipal referente ao transporte, trânsito e mobilidade urbana. A proposição do vereador Irani Coelho Fernandes (PP) vislumbra a participação popular no planejamento, fiscalização e avaliação da política local de mobilidade urbana. A formação do Conselho prevê a participação de representantes do Poder Público, das empresas permissionárias, dos usuários dos serviços, de entidades comunitárias e de classe para opinar sobre itinerários, frequências, qualidade de serviços e políticas de transporte público. Na pauta, possivelmente, estarão discussões sobre a licitação para a concessão do transporte público na cidade, estrutura de calçadas e de vias públicas, também acessibilidade de pedestres, de bicicletas e de automóveis. “A ação demonstra interesse do Poder Executivo em criar espaços para garantir a participação popular e a gestão democrática para solucionar os problemas desta área”, considera Irani ao justificar o pleito em consideração aos estudantes e comunidade das recentes manifestações acontecidas em Uruguaiana.

Gatão de Meia Idade - Antigamente