Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 09/11/13

11 de set. de 2013

PIPA é destaque em Congresso Mundial na Espanha – Uruguaiana.



O prefeito Luiz Augusto Schneider recebeu comunicação da médica Dr. Marilyn Urrutia Pereira informando que o Programa Infantil Para Prevenção da Asma (PIPA) foi selecionado e apresentado em Congresso Mundial, organizado pela Sociedade Respiratória Européia, que foi realizado entre os dias 07 e 11 de setembro de 2013, em Barcelona, na Espanha. A médica iniciou o PIPA em 19 de março de 2012, no município de Uruguaiana, e já atendeu mais de 1,5 mil pessoas. Enfatiza a médica Marilyn Urrutia Pereira que 25% das crianças, na faixa etária dos 7 aos 11 anos, é portadora de asma, sendo 5% com asma grave.
Também, as crianças poderão ser encaminhadas para atividades físicas voltadas aos asmáticos, com acompanhamento profissional. Há 10 anos está sendo feito um levantamento epidemiológico da asma nas crianças em Uruguaiana. 
O Pipa atende crianças e jovens até 16 anos. As principais iniciativas do programa são: Levantamento epidemiológico, através da aplicação dos questionários ISSAC e EISL, a depender da faixa etária; Testes de diagnóstico sanguíneos que incluem a relação entre vit D e IgE; Espirometria; Teste alérgico; Raio X; Normatização da Medicação: LABA- LTRA;  Programa de educação familiar; Desenvolvimento de protocolo de cuidado para enfermeiros; Curso de preparação de enfermeiros para trabalhar em programas de asma; Programa de atividades físicas adaptado e preparação das crianças para participar nos Jogos Olímpicos de Asmáticos (GAAPP).
Em 2013, estes jogos serão realizados na Áustria. Também, a médica Marilyn Urrutia Pereira está pleiteando para que os Jogos Olímpicos de Asmáticos de 2015 sejam realizados em Uruguaiana. Neste sentido, o prefeito Luiz Augusto Schneider já encaminhou ofício ao presidente do GAAPP, Dr. Natálio Salmún, buscando sediar os jogos elencando as potencialidades do município, a infraestrutura universitária por meio da Universidade Federal do Pampa com seus cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Farmácia e Nutrição, a realização, nos últimos meses, de 35 eventos esportivos, em diversas modalidades, com a participação de 1,5 mil atletas, e as pistas existentes de atletismo, piscina coberta e aberta e ginásios para jogos de basquete, vôlei e futebol. “Para que um programa de asma possa funcionar, muita persistência, determinação e fé podem promover reais mudanças com nosso trabalho árduo. Nunca desista de seus sonhos”, destaca Marilyn.

Vereador quer políticas de mobilidade urbana – Uruguaiana.



Em agosto, a Câmara Municipal solicitou ao Poder Executivo, por proposição do vereador Irani Coelho Fernandes (PP), o desenvolvimento de ações necessárias para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, considerando a Legislação Federal que estabelece o prazo de concepção do Plano até janeiro de 2015 para que os municípios sejam beneficiados com recursos financeiros para investimentos. No parlamento, oportunamente é debatida a situação do transporte público e da acessibilidade em Uruguaiana. Audiências públicas, requerimentos com solicitações e sugestões são encaminhadas ao Poder Executivo para serem tomadas as medidas necessárias.

Explicações sobre FUNDEB – Uruguaiana.


Na Câmara Municipal, o espaço da Tribuna Livre amanhã, quinta-feira, dia 12/09, poderá ser utilizado pelo secretário municipal de Educação, Delmar Kaufmann. A solicitação do vereador Egídio Carvalho (PSDB) oportuniza a manifestação da autoridade sobre a denúncia apresentada no Legislativo no início de setembro sobre irregularidades na aplicação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). A proposição garante o direito de esclarecimento às acusações deferidas à administração do Poder Executivo entre 2008 e 2012. De acordo com os parlamentares presentes, neste ato o Poder Legislativo demonstra a atuação democrática e imparcial conferida ao poder.

Gatão de Meia idade - Antigamente...