Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 04/27/15

27 de abr. de 2015

Iluminação pública em Uruguaiana – Plataforma móvel é adquirida.

Foi entregue na manhã de 27/04, uma Plataforma Elevatória Móvel adquirida pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos – SMOSU, coordenada pelo Prefeito Schneider. A máquina tem versatilidade para diversos trabalhos como manutenção na rede, troca de lâmpadas e outros componentes, trabalhos de pintura, colocações de sinalizações entre outros serviços gerais. A aquisição do equipamento é importante para aumento no atendimento de serviços à população e também para a renovação do parque de máquinas. Durante a entrega o Prefeito Schneider esteve recebendo a Plataforma móvel junto ao Chefe das equipes de Elétrica da Secretaria de Obras, Sr. Ilson.

Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola Municipal é reconhecido pelo CREA-rs.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul - CREA-RS é uma entidade autárquica de fiscalização do exercício e das atividades profissionais de sua área de competência. Em sua ultima atualização da listagem de cursos técnicos no dia 17 de Abril, o CREA incluiu o Colégio Agrícola Municipal (CAM) – Dr. Luiz Martins Bastos de Uruguaiana como curso reconhecido pelo órgão de classe. O Conselho abrange os profissionais da Engenharia Civil; Geografia; Agrimensura; Engenharia Elétrica e Eletrônica, Eletrotécnica; Engenharia Industrial, Mecânica, Têxtil, Química, Naval, Aeronáutica e Metalúrgica; Agronomia; Meteorologia; Geologia; Engenharia de Minas; Engenharia Florestal; Engenharia Química; Engenharia de Segurança do Trabalho; Tecnólogos e os Técnicos de Nível Médio. O Colégio Agrícola de Uruguaiana terá sua primeira turma formada em dezembro deste ano. Atualmente o CAM está com 5 turmas de atividades acadêmicas em andamento onde 108 alunos estão em formação técnico profissional na área de tecnologia em Agropecuária. Na manhã de 27/04, o Diretor do Colégio, José Carloto esteve levando ao Prefeito Schneider o termo de reconhecimento do órgão.

Desenvolvimento Regional é tema de reunião do Programa Líder – Uruguaiana.

Nesta segunda-feira, 27 de abril, o Prefeito Municipal Luiz Augusto Schneider esteve em reunião com prefeitos, empresários e representantes de diversas entidades e lideranças de toda a região, atuantes em diferentes áreas, como do meio comercial, industrial, de trabalho, turismo, terceiro setor, entre outros segmentos. O tema foi o Programa Liderança desenvolvido pelo SEBRAE, para desenvolver líderes capazes de superar desafios e pensar novos cenários. O programa foi apresentado pelo Consultor do Sebrae, Augusto Portugal e pelo Gerente de Políticas Públicas, Alessandro Machado, juntamente ao Diretor-Superintendente do Sebrae, Derly Cunha Fialho. A iniciativa já vinha sendo articulada desde o ano passado e entrou em ação este ano, reunido cerca de 20 municípios da Região da Fronteira Oeste e outros 20 da Região da Campanha. Uruguaiana será pólo para os municípios da Fronteira Oeste e Bagé fica sendo a referencia na Região da Campanha. O objetivo é que se transforme o pensamento e atitude empreendedora das lideranças de regiões da fronteira e da campanha, alinhando o trabalho de grupos para se ter mais foco, recursos e efetividade de trabalho, podendo assim avançar, desenvolvendo o potencial socioeconômico regional. No Estado cidades como Pelotas e Rio Grande já trabalharam dentro deste sistema de trabalho conjunto trazendo melhorias para sua região.

Prefeitura trabalha na recuperação da rua Érico Veríssimo – Uruguaiana.

Operários da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos - SMOSU, coordenada pelo Prefeito Schneider, estão trabalhando na recuperação da Rua Érico Veríssimo do trecho entre a BR 472 e a Avenida Setembrino de Carvalho. Neste serviço estão sendo feitos o cascalhamento da rua e terraplanagem da via. O trabalho iniciou na manhã de hoje e deve avançar nos próximos dias pelos operários. A Rua que estava dentro do cronograma de solicitações de trabalhos da secretaria, apresentava grande desnível devido a buracos, e tem hoje pedido dos moradores atendidos. Para solicitar melhorias na sua rua também ligue para a Central de Atendimento ao Cidadão pelo telefone (55) 3414 0000 e gere um protocolo de atendimento.

Abertura de voos internacionais é tratada pela Câmara - Uruguaiana.

A vigência da retomada dos voos comerciais em Uruguaiana no aeroporto Internacional Rubem Berta foi levada ao governo municipal de Paso de Los Libres. O vereador Ronnie Mello manteve audiência com o Intendente, Raúl Demesio, presidente do Conselho Deliberante, Suzana Espinoza, assessor do deputado Frederico Antunes, Régis Lima, e vereadores, presidente Jussara Osório e Marcelo Lemos, na última sexta-feira, dia 24. No encontro foi requisitado o apoio das autoridades argentinas para o funcionamento do aeroporto e debatida a importância do compartilhamento do espaço aéreo para articular a comercialização de voos internacionais. Durante as manifestações favoráveis do Intendente foi relatada a disponibilidade de servidores lotados em Libres que atuam nas instalações do aeroporto do município sem tráfego de linhas de transporte. “A partir dessa mobilização podemos refletir sobre as potencialidades da cidade vizinha que são opostas às nossas carências, buscando com empenho a efetividade do nosso aeroporto”, considera o vereador. No turno da tarde foi realizada reunião com o Superintendente do aeroporto de Uruguaiana, Jorge Tadeu Marques da Silva, com o Segurança Operacional da Infraero, Luiz Alberto Gomes, e Coordenador Regional de Programas da SEAPA/RS, Rafael Dulor. O objetivo foi obter as informações necessárias para subsidiar audiência pública da Comissão Especial de Aviação Civil Regional da Assembleia Legislativa que será realizada em Uruguaiana.

A voz das ruas, por Gabriel Novis Neves

A voz das ruas 
As ruas falam de forma diferente das rosas de Cartola - que exalavam perfume. Tal como o nosso corpo humano, que também fala através de sinais e sintomas, e é muito importante saber interpretá-lo. 
Quando milhões de brasileiros, em pleno domingo, deixam suas casas e, ordeiramente, sem a presença de políticos, sindicatos, ONGs financiadas pelo governo e partidos políticos, saem às ruas para demonstrar todo o seu descontentamento com a nossa situação atual, temos de considerar tal fenômeno. 
Algo precisa ser feito com a máxima urgência, pois o povo não tolera mais medidas paliativas contra a corrupção, impunidade e ausência de políticas públicas visando o nosso desenvolvimento e bem-estar. 
Vivemos em plena democracia onde os problemas são mais fáceis de ser resolvidos. 
Joguemos as vaidades, interesses pessoais e corporativismo no lixo da história, e que na mesa de negociações encontremos soluções para os pedidos das ruas, enquanto houver tempo. 
Não podemos mais viver no absurdo de dois países - um de maioria pobre, miserável e remediados e outro de minoria rica. 
Temos de rever esse estado de coisas, e o exemplo tem de vir de cima para baixo. 
Não suportamos mais manter agora, trinta e oito ministérios e uma interminável linha de aproveitadores de incontáveis benefícios roubados dos que trabalham. 
Esses exemplos são tão malignos para nossa cidadania, que nossos jovens não acreditam que é a educação o caminho da ascensão social. 
O mérito é uma palavra perdida no nosso mundo moderno, onde a esperteza é vista e perseguida para alcançar a riqueza imediata, clandestina e inexplicável. 
As ruas estão roucas de tanto denunciar os desmandos dos nossos agentes públicos, políticos e empresários. 
Nossas autoridades parecem surdas aos reclamos de seus eleitores. 
A humildade deve substituir a prepotência dos nossos governantes e, nunca, menosprezar a sabedoria das ruas.

Inaugurado o Centro de Triagem da ACLAN – Uruguaiana.


Na sexta-feira, dia 24 de abril de 2015, o prefeito Luiz Augusto Schneider, na presença de autoridades e convidados, deu o passo decisivo para o encerramento do lixão que há 30 anos é um grave problema social e ambiental em Uruguaiana. Na referida data, foi inaugurado o Centro de Triagem de Resíduos Sólidos, onde os trabalhadores da ACLAN – Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza, presididos por Maria Tugira da Silva Cardoso, farão a seleção do material reciclável. No dia 22 de abril de 2014, o Chefe do Executivo assinou a homologação da contratação da empresa responsável pela construção do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos de Uruguaiana. A empresa ganhadora do processo licitatória foi a Construtora Henzek Ltda. A construção do Galpão de Triagem, foi viabilizada por meio de parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo do Estado, que em 14 de janeiro de 2014, liberou a quantia de R$ 719.899,09 para edificação da obra, através da Secretaria Estadual da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa – SESAMPE. Em maio de 2014 iniciou a obra. No mês de outubro do ano passado, foi iniciada a coleta seletiva solidária no município. Além da Prefeitura, da ACLAN e do Governo do Estado, atuaram para concretização deste projeto, o Comitê Interministerial de Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Recicláveis – CIISC; a Secretaria-Geral da Presidência da República; o Departamento de Incentivo à Economia Solidária da Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa do Rio Grande do Sul (Sesampe); a Diocese de Uruguaiana e a Fundação Luterana de Diaconia (FLD).

Exposição de pintora gaúcha no Sesc Uruguaiana.


Com entrada franca, mostra de Eleuza de Morais tem visitação até o dia 05 de maio de 2015.  O trabalho artístico da pintora gaúcha Eleuza de Morais está em exposição no Sesc Uruguaiana, na rua Flores da Cunha, 1984), com entrada franca, de segunda à sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 19h. Eleuza de Morais trata, em suas obras, questões do feminino, ecologia e proteção aos animais.  A artista é reconhecida através de muitos Salões de Arte e exposições em todo Brasil, além de outros países como Espanha, Itália, França e Portugal. Eleuza foi a única brasileira convidada  para a exposição internacional “150 anos de Van Gogh”, realizada em 2003 no Museu Casa de Van Gogh, na Holanda. Também participou na Exposição Semana de Portinari, no Museu Casa de Portinari em 2012. Mais informações sobre esta e outras atividades promovidas pelo Sesc Uruguaiana podem ser obtidas pelo telefone (55) 3412-2482. Escolas também podem visitar a exposição mediante agendamento prévio.