Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 08/07/17

7 de ago. de 2017

Terça começam as aulas do curso preparatório ao Concurso da Brigada Militar/Uruguaiana

.
As aulas para os 188 alunos selecionados para participar do curso preparatório gratuito para o Concurso da Brigada Militar iniciam amanhã (8) com uma aula magna com a presença do Prefeito Municipal, Ronnie Mello, no auditório da Rádio Charrua (ua Domingos de Almeida ao lado dos Bombeiros). O curso é promovido pela Prefeitura de Uruguaiana em parceria com a Brigada Militar de Uruguaiana (1º BPAF).

Tendo em vista a grande procura, a Prefeitura e Brigada Militar fizeram um esforço para aumentar o número de vagas (que antes eram 120) para 188. Para que haja um bom aproveitamento, os alunos foram divididos em duas turmas, de segunda à sexta-feira, sendo uma com aulas das 19h às 20h30min e outra das 20h45min às 22h15min.
Até sair o novo edital do concurso, os alunos terão aulas com as matérias do último edital



Studio na Colab55

Doença silenciosa pode ser fatal - saiba tudo / Uruguaiana



Dia Nacional de Combate ao Colesterol enfatiza importância de manter hábitos saudáveis para prevenir problema comum entre brasileiros
Controlar o nível de colesterol significa amenizar as chances ter problemas cardiovasculares, como infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral), principais causas de mortes no Brasil. Por isso, anualmente, há uma mobilização para este cuidado, com o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, comemorado no dia 8 de agosto.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 40% da população adulta no país possui níveis elevados de colesterol. A cardiologista Carmen Weigert, do Hospital Cardiológico Costantini, alerta que o problema é causado por alimentação inadequada, com muita gordura ruim, estresse, tabagismo e sedentarismo. Além disso, pessoas que tenham histórico familiar com este problema devem ficar ainda mais atentas e cautelosas.
“É importante saber que existem dois tipos de colesterol, o HDL – com lipoproteínas de alta densidade –, e o LDL – com lipoproteínas de baixa densidade. O primeiro é o chamado bom, pois mantém as artérias limpas e remove a gordura nos vasos sanguíneos. Ele tem a função de transportar o colesterol ruim para o fígado para ser metabolizado e, posteriormente, eliminado pelo organismo. O outro é o perigoso, pois retém gordura nas artérias e, com isso, os órgãos vitais recebem menos sangue, causando derrames e infartos”, esclarece.

A cardiologista explica que 200 mg/dL é o nível máximo de colesterol total que deve constar para adultos saudáveis. Já o nível de LDL deve estar entre 70 e 100 mg/dL. “É uma doença silenciosa, com inexistência de sintomas. O exame de sangue é a única maneira de analisar como está seu nível no organismo. Por isso, é importante ir regularmente um médico, fazer o acompanhamento e seguir os cuidados para evitar o problema, pois em alguns casos o tratamento com medicamentos deve ser iniciado o quanto antes, junto com as mudanças para um estilo de vida mais saudável”, ressalta a cardiologista.
A médica ainda alerta que mesmo pessoas magras podem ter o colesterol elevado e devem ficar atentas, principalmente, se houver parentes de primeiro grau (pais, irmãos ou tios) que desenvolveram doenças cardíacas precocemente. “É importante lembrar também que as dislipidemias, atualmente, são verificadas em grande número, entre 28% e 40% das crianças e adolescentes do Brasil. Na maioria dos casos são provocadas diretamente por hábitos alimentares e costumes familiares inadequados”, destaca Carmen.

As gorduras saturadas, presentes em alimentos de origem animal – como ovos, derivados do leite, carne –, e produtos industrializados e processados, com muita gordura trans, aumentam as taxas de colesterol. Por isso, a médica lista algumas sugestões de alimentos e cuidados para evitar o colesterol alto: “Prefira os integrais, leite e iogurtes desnatados, queijos brancos e light, carnes brancas ou vermelhas grelhadas e cozidas. Evite frituras, refrigerantes, coma frutas e legumes, pratique atividade física regularmente, mantenha o peso dentro do normal para peso x altura, reduza o consumo de álcool, abandone o cigarro e evite o estresse. Aproveite mais o tempo de lazer com a família e amigos!”, destaca a especialista.


Studio na Colab55

Volta às aulas no CAM - Uruguaiana



A segunda-feira marcou - com café da manhã, música e chimarrão - o início das aulas no Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos (CAM) para 120 novos alunos. A direção do colégio e os novos professores organizaram a ação de boas-vindas.
Ao todo o colégio passou a atender 273 estudantes matriculados, sendo 133 no turno diurno, e 140 no noturno. Os cursos têm duração de 2 (dois) anos e 6 (seis) meses, e estão divididos em 4 (quatro) módulos de aulas práticas e teóricas, 6 (seis) meses de estágio obrigatório e apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).


Studio na Colab55

AAPECAN promove ação comunitária na 4ª feira - Uruguaiana

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) leva informação e entretenimento para a comunidade de Uruguaiana, nesta quarta-feira (09), com a 1ª Ação Comunitária promovida pela entidade. A atividade ocorre em frente à Casa de Apoio da Aapecan (rua Estilac Leal, nº 2639), das 14h às 18h.

O objetivo da ação é divulgar o trabalho da associação por meio da integração entre comunidade e usuários atendidos, além mobilizar a população a repensar seus hábitos e estimular a busca por uma vida mais saudável e com qualidade.

Entre os participantes confirmados na ação, estão: equipe dos Programas de Saúde da Família (PSF) 01 e 04; BRK Ambiental; CFC Uruguaiana; Parceiros Voluntários, entre outros. Também haverá cama elástica, erva-mate e outras atrações.

A Aapecan Uruguaiana oferece, por meio da Casa de Apoio, hospedagem a pacientes de toda a região que realizam tratamento oncológico na cidade e não podem arcar com as despesas de estadia ou realizar o trajeto todos os dias. São 22 leitos destinados ao paciente e um acompanhante e quatro refeições diárias fornecidas. Também oferece atendimento social, psicológico, oficinas, entre outras atividades e benefícios. Todos os serviços são ofertados de forma gratuita.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3411-9327, pelo e-mail aapecanurg@hotmail.com 
ou diretamente na sede da entidade.


Studio na Colab55