Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 02/17/10

17 de fev. de 2010

Enfim, a Tijuca é campeã!


A ordem de classificação:
1º lugar - Unidos da Tijuca
2º lugar - Grande Rio
3º lugar - Beija-Flor
4º lugar - Vila Isabel
5º lugar - Salgueiro
6º lugar - Mangueira
7º lugar - Mocidade Independente
8º lugar - Imperatriz Leopoldinense
9º lugar - Portela
10º lugar - Porto da Pedra
11º lugar - União da ilha
12º lugar - Viradouro

Gláucio do RIO para Uruguaiana

JUSTIÇA TOTAL

Um dos anos mais justos em relação à classificação final das escolas de samba no carnaval carioca do grupo especial. Unidos da Tijuca com seu título incontestável. Depois de alguns anos, Paulo Barros, carnavalesco da escola, teve premiada a sua nova maneira de fazer carnaval. Muito mais que um simples desfile. Um show. O que era aquela comissão de frente? Confesso que enchi os olhos de lágrimas assim que vi a primeira apresentação em frente ao módulo de jurados. Fantástica. A Grande Rio fazendo seus desfiles sempre luxuosos e desta vez não errou em evolução, não estourou o tempo, foi muito bem e mereceu o 2º lugar, porque ganhar da Tijuca este ano estava quase impossível. Beija-Flor usando de seus truques para impressionar, como exemplo maior as suas fantasias volumosas e grandiosas, mas desta vez também não deu certo e de forma justa acabou com a 3ª colocação. Vila Isabel, este ano foi justiçada com seu 4º lugar, ao contrário do ano passado que ninguém entende o motivo que ficou tão atrás. A então campeã Salgueiro deixou a desejar no seu desfile pela manutenção do título e merecidamente ficou em 5º lugar. A velha Estação Primeira de Mangueira deu seu show à parte na avenida com sua bateria e seus três tenores entoando aquele sambaço, porém pecou em alegorias e fantasias, o que foi determinante para a sua 6ª colocação. Mocidade Independente de Padre Miguel voltou a apresentar um carnaval digno e sua 7ª posição foi justa e muito importante para apagar a má impressão de 2009 quando quase acabou rebaixada. As grandes decepções do ano foram a Imperatriz Leopoldinense que tinha o melhor samba do carnaval mas não conseguiu fazer um desfile do seu tamanho e ficou em 8º lugar e a gloriosa Portela, na 9ª colocação, com um desfile digno de chorar, mas de tristeza. Lamentável a dona Portela. Porto da Pedra sempre com seus desfiles feijão com arroz acabou na 10ª colocação. Para minha alegria a União da Ilha do Governador, a escola mais simpática do Rio de Janeiro e que todos têm um carinho muito grande por ela, permaneceu no grupo especial. Quebrou aquela barreira de escolas “iô-iô”, ou seja, sobem num ano e desce no outro. Conquistou a 11ª colocação e permanece na elite. E a Viradouro acabou rebaixada para o grupo de acesso depois de apresentar um dos piores desfiles da sua história no grupo especial, desde 1991. Uma escola que foi campeã em 1997 não tem o mínimo direito de apresentar um desfile como aquele. Certamente não por incompetência de seus carnavalescos, mas quem sabe por falta de recursos. Mereceu ser rebaixada. Enfim, um dos anos mais justos no carnaval carioca.

CURIOSIDADES

Wander Pires – intérprete da Cova da Onça, rebaixado no RJ pela Viradouro; Júnior Schall, carnavalesco do Bambas da Alegria, rebaixado no RJ pela Viradouro; Bruno Ribas, ex-intérprete da Cova da Onça e descartado pela escola esse ano, campeão pela Unidos da Tijuca no RJ. Nada mais que curiosidades.


PRIMEIRO SITE DE CARNAVAL EM URUGUAIANA

O primeiro site especializado em Carnaval feito por gente da nossa terra, está no ar. Vale a pena conferir. Acesse www.sambasul.com e veja muita informação, interatividade, áudios ao vivo, vídeos e muito mais. Clica lá!!!

PRÊMIO PERSONAGENS DA FOLIA

Divido com vocês a minha alegria em ser premiado com o troféu Personagens da Folia que o Grupo RBS concede aos principais destaques do carnaval de Porto Alegre como o melhor samba do carnaval 2010, da União da Vila do IAPI.

Alo Uruguaiana

Estes vocês conhecem. Ano passado, Jayme Cesário foi carnavalesco da Deu Chucha na Zebra e já ocupou o posto nos Rouxinóis.
Neste momento, ele está com o coração na mão, aguardando a apuração do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Este ano junto com Jorge Caribé, ele fez o carnaval da Mangueira, que está no páreo do Campeonato do Carnaval Carioca.
*foto de Valéria del Cueto

Estandarte de Ouro

O Jornal “O Globo” promove desde 1972, o prêmio Estandarte de Ouro.
Veja abaixo os ganhadores deste ano:
Melhor Escola do Grupo Especial:
Unidos da Tijuca
Melhor samba-enredo:
Imperatriz Leopoldinense
Enredo:
Vila Isabel
Bateria:
Mestre Nilo Sérgio, Portela
Mestre-sala:
Julinho, da Vila Isabel
Porta-bandeira:
Ruth, da Vila Isabel
Personalidade:
Tia Nadir, da Beija Flor
Ala: Bloco Faz Vergonha, da Vila Isabel
Ala das baianas:
Salgueiro
Revelação: Daniel, segundo mestre-sala do Salgueiro
Passista feminino:
Tina, da Mocidade de Padre Miguel
Passista masculino:
Fábio, da Mangueira
Puxador:
Ito Melodia, União da Ilha
Comissão de frente:
Unidos da Tijuca
Samba do Grupo de Acesso:
Império da Tijuca
Escola do Grupo de Acesso:
Estácio de Sá

*foto de Valéria del Cueto