Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 09/06/12

6 de set. de 2012

Semana da Pátria - Desfiles 2012 - Uruguaiana.


O presidente da Comissão Organizadora da Semana da Pátria 2012, professor Delmar Kaufmann informa que, na sexta-feira, dia 07/9, às 9h, haverá Nota da Comissão Organizadora para confirmar ou suspender o Desfile, em caso de mau tempo, transmitida pelas rádios locais. Às 12h, na avenida Presidente Vargas, será realizado o Desfile Militar, da Juventude e das Entidades. Após, arriamento das bandeiras: do Brasil, pelo prefeito Sanchotene Felice; do RS, pelo professor Delmar Kaufmann; e de Uruguaiana, pelo presidente do Esporte Clube Uruguaiana, Grimaldo Pinto Vera. A alocução à Pátria será proferida pelo General-de-Brigada, Luiz Cláudio Cyrillo, comandante da 2ª. Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua. Após, será extinto o Fogo Simbólico, pelas professoras Laiza Nunes de Moura e Raquel Nunes Mahmud, coordenadoras do Instituto Laura Vicuña.  

A Doutrina Espírita - Uruguaiana.




Uruguaiana, conta hoje com 13 casas espíritas que seguem uma doutrina federativa, circulam semanalmente entre elas cerca de 1,2 mil pessoas. Os seguidores buscam em sua maioria receber o “passe”, que trata-se de uma prática que busca o equilíbrio do espírito. Juares Leguiza Miranda (foto), presidente da União Municipal Espírita de Uruguaiana explica um pouco mais sobre o essa doutrina, “para o espiritismo, os seres humanos devem se reconhecer como seres espirituais, que fazem parte de um processo evolutivo, com ciclos de experiências onde o espírito é imortal, apenas o corpo físico morre, para que possamos dar fim aquele ciclo e iniciar outro. Criando assim a prática dos ensinamentos de Cristo que são a caridade, o amor ao próximo e a reforma íntima” explica Miranda.
Geralmente as doutrinas espíritas traçam como sua diretriz a caridade, e efetuam vários projetos sociais, no caso do Centro Espírita Amor e Caridade, são realizadas três atividades permanentes, trabalham com cerca de 60 crianças todos os sábados de março a dezembro, onde recebem almoço e atividades pedagógicas, dentre outras. Praticam também o “Rancho das Vovós”, hoje com 40 avós em situação de vulnerabilidade, estas são reunidas uma vez no mês para um momento de lazer, estudo e a apresentação de algum trabalho espiritual, ganham também uma cesta básica, têm ainda um terceiro projeto que é o “sopão” servido de maio a setembro, todas às quintas-feiras, e distribuídos na Vila Tarragó. Estes trabalhos são possíveis graças as parcerias com o Lions Clube, Rotary Club Sudoeste, que ajudam a manter os projetos. Todas as atividades são realizadas sem fins lucrativos.
O Espiritismo surgiu em 1857 com o lançamento do Livro dos Espíritos, pelo cientista francês Allan Kardec, onde ele realizou todo um trabalho em torno da mediunidade. Neste livro, que é a leitura básica para um entendimento desta doutrina, Kardec revela que o Espiritismo não busca ser mais uma religião, e sim a compreensão do homem como um ser espiritual, tudo que ele cita na sua obra, ensina a combater uma visão materialista. Uma das principais características do Espiritismo é o Tríplice Aspecto, que é a religião, a ciência e a filosofia, porém nenhuma sobrepõe a outra, todas têm o mesmo valor, sendo também uma doutrina estritamente educativa, “Espírita” é aquele que está estudando para compreender a vida na sua amplitude e a si mesmo.
Para seguidores da doutrina deixada por Kardec, o mundo espiritual é tão real quanto o mundo físico em que vivemos, e ainda compreende-se que lá é o verdadeiro lar do espírito, a Terra é apenas uma passagem para que possamos enfrentar várias provações e assim evoluímos nesse processo espiritual. O entendimento como seres espirituais e os estudos ajudam ao reconhecimento do nosso potencial, identificando em Jesus o maior exemplo do espírito reencarnado na terra, e adotando assim a moral cristã.

Saiba o endereço das 13 casas espíritas, em Uruguaiana: SOCIEDADE ESPÍRITA PAZ EM JESUS:localizada na rua Júlio de Castilhos, nº. 2149; PAZ EM JESUS EXTENSÃO - rua Rodrigues Portugal, 1058;FRATERNIDADE ESPÍRITA AMOR E CARIDADE, rua Bento Martins, nº. 2314;SOCIEDADE ESPÍRITA FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE, na rua Sete de Setembro,3085; FRATERNIDADE ESPÍRITA ROCHESTER, na rua Santana, 3375; SOCIEDADE ESPÍRITA MIGUEL ARCANJO, na rua 15 de Novembro,3127; SOCIEDADE ESPÍRITA AMOR E VERDADE MIGUEL FELIX, na rua Eustáquio Ormazabal, 2179; SOCIEDADE ESPÍRITA FÉ E AMOR, na rua Andradas, 1071; SOCIEDADE ESPÍRITA JOSÉ BONIFÁCIO, n rua Quadra “A”, nº 1-a – Cohab I – Professor Alexandre Záchia; SOCIEDADE ESPÍRITA LUZ E VERDADE JOÃO MONTANI, na rua Borges de Medeiros,3387 – Bairro Mascarenhas de Moraes; SOCIEDADE ESPÍRITA SENDA DE JESUS, na rua Santana, 2312; GRUPO ESPÍRITA A CAMINHO DA LUZ, localizado na rua Íris Valls, 2036; e a SOCIEDADE ESPÍRITA PONTO DE LUZ, na Cohab II – Dr. Emílio Brandi, Casa 256. 

SOS Mulher: trabalho de resgate e cidadania. - Uruguaiana




O SOS Mulher completa 20 anos no mês de outubro.  Para comemorar a data, a equipe de funcionários realizará um chá para arrecadar fundos e construir uma pracinha para as meninas. O programa consiste em ajudar meninas de 5 a 16 anos que vivem em situação de vulnerabilidade. O objetivo é combater a prostituição infantil, várias crianças que frequentam o local foram abusadas sexualmente, ou sofrem algum tipo de negligência, outras não têm com quem ficar depois da escola porque os pais trabalham. A diretora da Casa, Carol Guimarães diz que ali elas estão seguras e aprendendo algo para a vida.
O local que fica na antiga FAFIUR, atende 42 meninas, que recebem oficinas de artesanato, aulas de espanhol, dança, tricô, leitura, reforço escolar e três refeições diárias. O SOS MULHER ainda tem um projeto educacional para ter sala de informática. As crianças são atendidas de segundas às sextas-feiras das 8h às 17h. Trabalha no SOS uma psicopedagoga, cozinheira, secretária, professora para reforço escolar, professora de espanhol, assistentes sociais cedidas pela Universidade Anhanguera, a maioria dos funcionários são voluntários, apenas três são contratados. As assistentes sociais vão até as casas das meninas que não estão indo para ver o que está acontecendo. O lugar não recebe nenhuma ajuda governamental, empresários e a população é que ajuda a manter o programa, como o Rotary Clube, Defensul, Dedetizadora Vitória, Ferragem Missões, empresa de Transporte Soberana, dentre outras.
Em abril quando assumiu a nova direção, foi realizada algumas reformas no prédio, peças estão sendo restauradas, concluíram a biblioteca, com novos livros e pintura nova. As crianças restauraram alguns armários, foram doadas tintas e outros materiais para construção e reforma.  Carol diz que ainda tem muito o que fazer na Casa. “Ainda queremos cercar o pátio, colocar pracinha, nossa maior dificuldade hoje é conseguir material para reformar o prédio. Temos uma porta que uma menina quebrou no momento que estava sendo atendida pela psicopedagoga. Ela ficou transtornada e quebrou. Pedimos para empresários que possam fazer doações, essa doação pode abater no imposto de renda, temos trimestralmente uma prestação de contas, e posteriormente pretendemos divulgar em algum jornal, a comunidade pode ajudar também” expõe a diretora. A população pode ajudar doando material de limpeza, higiene, alimentos como carne e leite, material lúdico e tintas para a reforma do prédio.
O SOS MULHER foi fundado em outubro de 1992, pela professora Zilda Peixoto, já falecida, com o objetivo de trabalhar com mulheres que eram garotas de programa. Ao longo do tempo foi adaptado e hoje só trabalha com a prevenção a prostituição infantil. A diretora Carol Guimarães pede que as pessoas conheçam e colaborem com o SOS MULHER vejam o trabalho realizado pela equipe para que possam ter confiança. Telefone para contato: 9665-6799. 

Morre o popular Vande, do Restaurante Laço do Amor - Uruguaiana.

Faleceu hoje, dia 06/9, às 5h, aos 65 anos de idade, o funcionário público municipal aposentado, Vanderlei Barbosa Figueiredo, o Vande, proprietário do tradicional Restaurante Laço do Amor, localizado na esquina das ruas 13 de Maio e Tiradentes. O velório acontece na Sala 2, da Angelus, e o sepultamento do corpo será amanhã, sexta-feira, dia 07/9, às 9h, no Cemitério Público Municipal.