Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 08/18/15

18 de ago. de 2015

Uruguaiana terá o SIT – Sistema Integrado de Transporte.

O Plano de Mobilidade Urbana, elaborado Poder Executivo, é considerado a solução mais concreta para a estruturação da mobilidade em Uruguaiana. Neste processo, destaca-se a real possibilidade de resolver definitivamente a precariedade do transporte coletivo urbano de Uruguaiana.  Reunido durante este final de semana com o Engenheiro de Planejamento de Transportes, Francisco Horbe, coordenador do Plano de Mobilidade Urbana no Município, o Prefeito Schneider deu um importante passo rumo à inserção de um sistema de transporte coletivo adequado para a cidade. Durante a reunião foi apresentado ao prefeito o Sistema Integrado de Transporte – SIT, que consiste em uma nova dinâmica de funcionamento do transporte urbano, baseado em modelos inovadores, modernos, que irá priorizar um melhor atendimento ao usuário.
O SISTEMA DE INTEGRADO DE TRANSPORTE - Com o intuito de levar ao usuário maior aceleridade no trajeto percorrido pelos ônibus urbanos, a primeira mudança visível no projeto é a Redistribuição das linhas, ou seja, não haverá mais linhas que vão de um extremo ao outro da cidade, causando uma demorada demasiada ao usuário em chegar ao seu destino. Ao invés disso, será inserida uma frota maior de veículos, sendo que cada conjunto de bairros identificados por sua aproximidade um do outro, irá receber uma troncal. Ao todo serão 7 troncais espalhadas pela cidade. Além disso, o novo sistema de transporte urbano contará com uma inovação. A inserção de uma circular, uma linha expressa, abrangendo a área central da cidade. Essa linha também estará conectada as troncais.  Tanto as linhas troncais, como a circular, estarão interligadas através do Terminal de Ônibus e o tempo médio estimado de viagem entre o bairro centro e vice-versa será de 20 min. Hoje o tempo do trajeto das linhas atuantes é de 50 minutos.
O QUE É UMA TRONCAL? Linha que opera onde há grande concentração de demanda com a função principal de realizar a distribuição dessa demanda. O Sistema Integrado de Transporte de Uruguaiana será composto por 7 troncais, ligando o bairro ao centro (parada final: terminal de ônibus), em um trajeto que levará o tempo médio de 20 min. O diferencial é o aumento da frequência que o ônibus estará passando nas paradas do seu bairro.
EXEMPLO: A linha 1003 leva em torno de 50min para fazer todo o seu trajeto, quer dizer o usuário que entra no ônibus no Bairro Profilurb e tem como destino o Bairro João Paulo II, levará esse tempo estimado dentro do veículo. A substituição dessa linha por uma troncal irá reduzir esse tempo/percurso.
O QUE É UMA CIRCULAR? Linha que liga várias regiões da cidade, formando um circuito fechado, no caso mais comum, com a zona central localizada mais ou menos no centro do círculo. Algumas vezes se utilizam linhas circulares passando pela área central. Em geral, são utilizados pares de linhas circulares girando em sentidos opostos para reduzir a distância entre as regiões. 
EXEMPLO: Essa modalidade é inédita na cidade e irá possibilitar o usuário se deslocar de forma rápida dentro da área envolvida pela circular.
O QUE É O CARTÃO DO USUÁRIO? Outra inovação é a criação do cartão de embarque, que nada mais é, que a disponibilidade de um cartão para a compra de créditos (passagens), para o uso do sistema. Com esse cartão, você poderá, por exemplo, pagar uma única viagem e poder pegar dois ônibus ou mais, caso for necessário para chegar ao seu destino final.

EXEMPLO - Um usuário, morador do Bairro Mascarenhas de Moraes, utiliza o transporte pública tendo como destino o Bairro Cabo Luiz Quevedo. Ao embarcar no ônibus, o usuário com uma única tarifa irá até o Terminal Central e lá embarca em outro ônibus que o leve até o seu destino final sem a necessidade de pagar novamente, ou seja, você paga uma única vez para chegar onde deseja. O Sistema Integrado de Transporte é uma proposta ramificada no Plano de Mobilidade Urbana que vêm sendo elaborado pelo Município sob a coordenação do Engenheiro Francisco Horbe. Com a elaboração do Plano, aprovação por parte da Câmara e posterior criação da Lei Municipal de Mobilidade Urbana, o Poder Executivo poderá, enfim, elaborar um edital para contratação das novas empresas para prestar o serviço, baseado nas diretrizes dispostas em Lei. Dessa forma o tramite correrá sem o risco de impugnações ou liminares judiciais que impossibilite o andamento do certame.

150 anos de Retomada serão celebrados pelo Legislativo – Uruguaiana.

No ano do Sesquicentenário da Retomada de Uruguaiana na Guerra da Tríplice Aliança, a Câmara Municipal realiza sessão solene em alusão a data. O evento acontece na quarta-feira, dia 19, às 19h, no plenário da Casa Legislativa, com homenagens àqueles que se destacaram nas atividades relacionadas à retomada da cidade das forças paraguaias há 150 anos. Na ocasião, o 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, será laureado por sugestão do vereador Irani Fernandes. Também Carlos Fonttes, por proposição do vereador Ronnie Mello; Cel R1 Mauro Costa Rodrigues, por indicação da Mesa Diretora; e Gen de Bda Carlos Jorge Jorge da Costa, designado pela Comissão Organizadora dos Atos Alusivos ao Sesquicentenário.

Audiência de mediação com TJ sobre dívida municipal é agendada - Porto Alegre.

A data da audiência entre autoridades municipais e Estaduais para buscar soluções sobre o endividamento trabalhista de Uruguaiana está agendada. A presidente da Câmara, vereadora Jussara Osório, foi convidada a reunir-se nesta segunda-feira, 17 de agosto, com o juiz auxiliar de conciliação de precatórios do Tribunal do Trabalho, Marcelo Bergmann, para definir a data e prestar esclarecimentos sobre o assunto. A mediação sugerida pelo Legislativo deverá contar com a integração do Poder Executivo, sindicatos, Ordem dos Advogados do Brasil e Tribunal de Justiça, conforme solicitado através de ação da Mesa Diretora. De acordo com o magistrado, o presidente do TJ e o procurador Geral do Ministério do Trabalho, consideram positiva a iniciativa. Até setembro serão realizados encontros individuais com as esferas interessadas em solucionar os problemas gerados pelas dívidas do Executivo, atendendo solicitação do Poder Legislativo de Uruguaiana. A expectativa é que o Poder Executivo aceite negociar e queira apresentar propostas para quitar débitos como responsável pela geração e pagamento de Requisições de Pequeno Valor (RPV).

Ruim, por Gabriel Novis Neves

Ruim
Apenas 7.7% da população brasileira veem com bons olhos o governo da presidente da República. Isso demonstra o triste beco sem saída em que ela e seu partido se meteram.  
Maior demonstração de incompetência política não existe! 
E, o pior, é que seu partido, para salvar a pele, afirma que não tem nada a ver com tudo isso que está aí. 
A própria presidente da República, depois de muito tempo, já admite que a economia enfrenta dificuldades, e não fica nem corada em classificá-las como passageiras. 
Com todo seu sobrenatural, ainda coloca a responsabilidade da sua incompetência na inflação fora de controle, no aumento de desemprego, na redução do consumo e no desajuste das contas públicas por conta das crises internacionais e condições climáticas desfavoráveis (!). 
No início da crise internacional em 2008, com o estouro da bolha imobiliária nos Estados Unidos da América do Norte (USA), a administração de então ensaiou os primeiros passos para substituir o modelo econômico liberal herdado da administração FHC, pelo da crescente intervenção estatal na vida econômica. 
Chegou em 2011 com toda força esse modelo político, saindo de cena o mercado e entrando o Estado. 
A Presidente pensou que, até que enfim, tinha um modelo político em que poderia gastar mais à vontade.  
Quando percebeu que fez tudo errado, chamou o liberal Joaquim Levy, consagrado banqueiro internacional, para colocar ordem nas contas do governo e começar tudo de novo. 
Era tarde demais. 
Os partidos políticos, que outrora a apoiaram, iniciaram a abandonar o barco sem rumo. 
Até o fisiológico PMDB, partido do vice-presidente, está pensando em deixar o governo. 
Quer quadro pior que este?