Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 02/19/09

19 de fev. de 2009

Antecipando... e convidando!


Vou passar a dica agora, pra dar tempo de testar antes do desfile do Grupo Especial das escolas de samba. Olha que legal. Estamos livres da falação (horrorosa!) da Globo no carnaval. Reproduzo a notícia na íntegra:

“Este ano não vai ser igual àquele que passou”. Sempre em busca da superação, a equipe da Super Rádio Tupi preparou uma série de novidades para a cobertura dos desfiles de 2009. O fã de carnaval vai ter ainda mais motivos para ficar ligado na emissora seja pelos 1280 Khz em AM ou pela Internet.

A proposta continua sendo enfocar o desfile como um grande campeonato, fiscalizando todas as regras, sem deixar de lado o aspecto cultural. Todos os carnavalescos vão participar da transmissão explicando o que significa cada carro alegórico e ajudando o público a entender o espetáculo. Quem está em casa e tem acesso a imagem de televisão pode apertar o “mute” e aumentar o volume do rádio. A Tupi vai contar os enredos de acordo com as imagens que forem mostradas na telinha. “Nenhum outro veículo vai trazer tanta informação quanto a Tupi”, garante o coordenador do projeto, Eugênio Leal.

Eugênio vai dividir a apresentação da festa com o jornalista Luiz Ribeiro e o comunicador Claudio Ferreira. No total, a Tupi leva para a avenida trinta e quatro profissionais que, somados à equipe interna e de transmissores, chegarão a um total de mais de cem pessoas envolvidas no projeto. Além dos âncoras e comentaristas, a rádio terá quatro repórteres monitorando permanentemente toda a extensão da pista e mais quatro circulando por camarotes, bastidores, concentração, arquibancadas e acessos de público. A cobertura começa na sexta-feira, dia 20/02, termina no domingo, 01/03.

Rei Momo é da Tupi
A primeira novidade é a chegada de Alex de Oliveira, que durante dez anos foi Rei Momo da Cidade Maravilhosa, para reforçar a equipe de comentaristas. Ninguém melhor para falar da folia do que seu eterno “rei”. Alex, que é arquiteto, começa também neste ano a carreira de carnavalesco, na Unidos do Jacarezinho. A equipe de comentaristas ganha também uma voz feminina. A coreógrafa Angela Salles, que também por dez anos foi responsável por montar comissões de frente para escolas como São Clemente e Paraíso do Tuiuti, chega para analisar os quesitos que envolvem a dança (Comissão de Frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira). Os dois formarão ao lado do maestro Reginaldo Bessa, do carnavalesco Luiz Fernando Reis e do radialista Tárcio Santos o júri da Tupi.

Júri da Tupi vai dar nota para as escolas
Quem não arrisca não petisca. A equipe Tupi vem apontando com precisão o resultado do carnaval nos últimos anos. Isso é fruto da proposta de ver o desfile como um verdadeiro campeonato. Nosso time observa cada escola com olhos de julgador. Por isso vai se arriscar neste ano a aplicar notas para cada agremiação, de acordo com o manual do julgador da LIESA. O júri Tupi concederá uma nota de 7,0 a 10 para cada um dos quesitos ao final da apresentação de cada escola e a divulgação do resultado parcial será imediata. Além dos comentaristas participarão do julgamento os repórteres de pista que vão acompanhar o desempenho de quesitos como evolução e harmonia. O público também vai participar, via Internet, concedendo nota de conjunto para cada agremiação. O endereço do site da Tupi é www.tupi.am.

Transmissões exclusivas pela Internet
O sambista já se acostumou a acessar o endereço da Tupi na grande rede. Desde novembro a página de carnaval vem liderando o número de acessos no portal da emissora devido às coberturas das finais de samba-enredo, dos ensaios técnicos e às matérias exclusivas produzidas para o veículo. Serão muitas as novidades na Internet na hora da grande festa. A primeira é a criação de um canal exclusivo para o carnaval que vai trazer sambas e reportagens durante o dia e a transmissão dos desfiles durante a noite, inclusive aqueles que não forem transmitidos pela rádio. Na sexta-feira, dia 20/02, o portal Tupi vai apresentar o desfile mirim, direto da Sapucaí, com direito à imagem da passarela em tempo real. O mesmo vai acontecer na terça-feira, dia 24/02, quando da apresentação do Grupo Rio de Janeiro (antigo grupo B). Quem acessar a transmissão do desfile do Grupo de Acesso, no sábado (21/02) também terá imagens captadas da cabine da
emissora.

Você não vai perder nada
Quem estiver na avenida durante os desfiles não precisa se preocupar. Logo após a passagem de cada agremiação o site da Tupi (www.tupi.am) vai disponibilizar o compacto com os melhores momentos da transmissão. Haverá também galeria de fotos e o júri da Tupi, com votação do internauta.

Apuração é na Tupi
A Tupi não vai deixar o sambista na mão. Através do site www.tupi.am a emissora vai transmitir a apuração do Grupo de Acesso, logo após o Grupo Especial, com direito a atualização dos resultados em tempo real. A idéia é evitar que o torcedor fique perdido, sem saber qual a posição de sua escola durante a leitura das notas. Na quinta-feira, dia da apuração dos grupos de acesso ligados à Associação das Escolas de Samba, haverá cobertura especial através de matérias especiais no site ao longo de toda a tarde. Expectativa, resultados e repercussão terão espaço garantido na maior cobertura do carnaval 2009. Pode apostar!!!

Já é Carnaval!

Quando chega o carnaval o clima que se instala, me traz à memória os tempos de adolescência na pequena cidade do interior de Minas.
O sábado, rigorosamente a primeira noite de folia, já amanhecia diferente. Expectativa no ar que vibrava aguardando os sons estranhos que invadiam a rua Direita, a principal da cidade, sobre a qual se debruçava o alpendre da casa de minha mãe.
Como se fosse hora marcada, às sete horas da noite, começava, oficialmente, o carnaval. O primeiro daqueles sons estranhos a invadir a rua era um apito tocado há anos pelo Zé leiteiro, anunciando informalmente, a instalação da Corte de Momo, para seu breve reinado. Devo acrescentar que o Zé leiteiro, nos outros 361 dias do ano, só era visto na cidade, tocando o cavalo que puxava a charrete com o latão de leite, distribuído nas casas. Homem sério e trabalhador.
A partir daí, vivia particularmente duas emoções: a chegada à cidade de Nicinha, uma carioquinha que teimava em me namorar naqueles dias, depois sumia. A outra era a emoção natural de participar de uma festa instituída, da qual era difícil não entrar no ritmo.
A terça-feira gorda era o dia crucial, vencido pelo cansaço, acabado de ressaca, era preciso reunir forças, buscar animação sabe-se lá de onde, pois chegavam ao fim os dias de total alheamento da realidade, quando tudo, ou quase tudo, era permitido.
A cinco pra meia noite tocava, para desespero de todos, a marchinha do Zé Pereira, aquela do: Viva o Zé Pereira! Viva o Zé Pereira e viva o carnaval! A meia noite em ponto, silêncio. Um ou outro grupo desafiava a diocese, cantando à capela a marchinha que ficara agarrada nos ouvidos.
Quarta-feira de cinzas. Culpa. Cruz na testa, silêncio. Uma angústia premendo o peito ao repetir a frase do dia: só daqui a um ano.
As ruas aos poucos voltavam ao normal. A charrete do Zé marcava o novo ritmo, e Nicinha já não estava, pra repetir, com um sorriso que revelava suas covinhas maliciosas, os versos eternos que diziam: A estrela Dalva, no céu desponta. E a lua anda tonta, com tamanho esplendor...
Dois dias depois, me dava conta de que existe sim, vida inteligente e diversão, entre um carnaval e outro.
E, de repente, assim como se o tempo nos pegasse de surpresa, ouvíamos, aqui e ali: cara, já é carnaval.

É um prazer estar aqui. Um bom carnaval a todos.

Isso é tudo pessoal...