Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 03/26/17

26 de mar. de 2017

27.03 Dia Mundial do Teatro - uma invocação a Miguel Ramos

               No Dia Mundial do Teatro a louvação e memória - Miguel Santúrio Ramos 

O Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.

O marco principal do surgimento do teatro foi a reunião de um grupo de pessoas em uma pedreira, que se reuniram nas proximidades de uma fogueira para se aquecer do frio.

A fogueira fazia refletir a imagem das pessoas na parede, o que levou um rapaz a se levantar e fazer gestos engraçados que se refletiam em sombras. Um texto improvisado acompanhava as imagens, trazendo a ideia de personagens fracos, fortes, oprimidos, opressores e até de Deus e do diabo, segundo conta Margarida Saraiva, da Escola Superior de Teatro e Cinema, de Portugal.

A representação existe desde os tempos primitivos, quando os homens imitavam os animais para contar aos outros como eles eram e o que faziam, se eram bravos, se atacavam, ou seja, era a necessidade de comunicação entre os homens.

As homenagens aos deuses também favoreceram o aparecimento do teatro. Na época das colheitas da uva, as pessoas faziam encenações em agradecimento ao deus Dionísio (d’eus do vinho), pela boa safra de uvas colhidas, assim, sacrificavam um bode, trazendo para a comemoração os primeiros indícios da tragédia.

Os povos da Grécia antiga transformaram essas encenações em arte, criando os primeiros espaços próprios, para que fossem divulgadas suas ideias, as mitologias, agradecimentos aos vários deuses, dentre outros assuntos.

O gênero trágico foi o primeiro a aparecer, retratava o sofrimento do homem, sua luta contra a fatalidade, as causas da nobreza, numa linguagem bem rica e diversificada. Os maiores escritores da tragédia foram Sófocles e Eurípedes.

Nessa época, somente os homens podiam representar, assim, diante da necessidade de simular os papéis femininos, as primeiras máscaras foram criadas e mais tarde transformadas nas faces que representam a tragédia e a comédia; máscaras que simbolizam o teatro.

O gênero cômico surgiu para satirizar os excessos, as falsidades, as mesquinharias. Um dos principais autores de comédia foi Aristófanes, que escreveu mais de quarenta peças teatrais.



Nas primeiras representações, a comédia não foi bem vista, pois os homens da época valorizavam muito mais a tragédia, considerando-a mais rica e bonita. Somente com o surgimento da democracia, no século V a.C, a comédia passou a ser mais aceita, como forma de ridicularizar os principais fatos políticos da época.

Desaparecimento - dor e drama /Uruguaiana

Há cinco meses e 20 dias desapareceu de casa a adolescente Patricia Winckler Pinto dos Santos, 17 anos. Ela teria ido a um baile no dia seis de outubro de 2016 com uma amiga e sumiu. 
A mãe, D.Regina, repete as mesmas perguntas durante todo o período: Como pode alguém sumir e ninguém ter visto nada?!
Quem viu ou sabe algo e prefere ficar calado(a) será por medo ou não se importar?

Quer colaborar? COMPARTILHE, por favor. 

Aos "hermanos argentinos" um pedido especial de que também compartilhem! É uma maneira de entrarmos em território internacional. 

*Qualquer pista, informação, indicativos, devem ser comunicados pelo fone (55) 9 96777817

Poema de Gilberto Carvalho canta os 245 anos de Porto Alegre - hoje!

Naquele dia, quando vim á Ti
Eu trazia nas rotas alpargatas
A poeira dos caminhos da Fronteira.
A largueza daqueles horizontes
Que incendiavam meus sonhos juvenis.

Tu, acendias nos jovens , como Eu,
Aquela chama que não cansa nunca
Acalorando manhãs e novos sóis
Pra uma nova vida a ser semeada.
Pra uma nova colheita perseguida !

Assim, então , eu me plantei em Ti,
e Tu em mim, multiplicaste o tanto
do bem querer que temos um no outro.

Me deste a casa, o pão, a vida, os filhos
E a porta sempre aberta aos desafios.
A alma grande dos amigos certos
Para a dureza das horas amargas,
E o largo abraço que ofereces sempre 
Aos que confiam aportando em Ti.

PORTO de minha vida – amor eterno
Que não canso jamais de agradecer.
Preito de gratidão que elevo em brinde
ALEGRE como és e estás em Mim !

26.03.2017
Gilberto Carvalho (Foi apresentador de Califórnia e venceu as edições de 1977 e 1978) 
Studio na Colab55

Protecionistas indignados - Uruguaiana

Os ladrões de plantão furtaram 25 metros de tela que serviriam para melhorias no Canil Municipal. Quem surrupiou o material pode fingir que foi engano e devolver. Enquanto isso - os dispostos e solícitos podem doar tela para as instalações que necessitam dela junto a Secretaria de Meio Ambiente.

Mobilização para ver L.Santana - Uruguaiana


Abertura dos portões - às 19h. Às 19h30min - apresentação do Grupo de Uruguaiana Arthur Rilo com participação de Tito Grecco. Depois - tomem seus lugares: - às 21h o show de Luan Santana 1977! 
Studio na Colab55