Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 12/06/12

6 de dez. de 2012

Conheça o trabalho do Projeto CEU – Uruguaiana.


Os alunos do Projeto CEU – Coral Estudantil de Uruguaiana emocionaram o público presente na Secretaria Municipal de Educação no Dia de Ação de Graças. Na ocasião, 15 crianças com o seu coordenador cantaram músicas gospel para os funcionários na quinta-feira, 22/11. Após, voltaram à sede que fica em frente a SEMED para o lanche especial da manhã, “salada de frutas com sorvete”.
Entenda mais: o CEU surgiu em 21 de março de 2001, abrigando crianças de 7 a 14 anos das escolas públicas. Em média são 75 crianças em dois turnos (manhã e tarde), sempre em horário inverso da escola. No Projeto elas aprendem o canto e suas técnicas, dança, desenho, participam de rústicas e são premiadas, muitos participam em festivais infantis. Existe um número igual nas salas de aula de meninas e meninos, quando sai uma menina entra outra menina no lugar dela. Tudo através de um cadastro feito no início do ano, quando é feita uma entrevista com a família.
O lema adotado pelo coordenador, Jorge Kanela Rios, é passado para essas crianças se chama ROD - Respeito Ordem e Disciplina, ao longo dos anos eles aprendem esse tratamento, e a se amar e amar ao próximo. “São crianças com talento, o mundo não deu oportunidades ainda para elas. Todos os dias eles saem daqui e voltam para o mundo deles, um mundo muitas vezes egoísta, da agressividade e exploração. Aqui é um mundo a parte, onde eles aprendem a amar e perdoar”, disse Kanela.
O projeto também tenta ajudar e orientar as famílias, toda sexta-feira são feitas reuniões coletivas e individuais com os responsáveis. No local trabalham além do coordenador, mais quatro funcionárias e três voluntárias. Cada um tem sua função definida, têm os monitores, uma pessoa que faz a limpeza, e também a responsável por fazer a merenda.

A supremacia do vinho argentino - Uruguaiana.


Um coquetel foi realizado pelo Consulado da República Argentina para apresentar vinhos e aperitivos da cidade de Mendonça – Argentina. O Cônsul argentino na cidade de Uruguaiana, ministro Alfredo Ortiz Baeza dissertou sobre os três vinhos degustados no evento, “Escurihuela Gascon – Malbec”, “Caballero de La Cepa – Malbec” e “Nicasia Varietal – Malbec, Cabernet e Petit Verdot”. Além dos vinhos, cerejas, queijos, salame, dentre outros foram apreciados pelos convidados. 
Na ocasião, 52 pessoas estiveram presentes, autoridades argentinas e brasileiras. A cidade de Mendonça e San Juan, foram as primeiras a implantarem vinhedos, no ano de 1569. Hoje a região onde ficam localizadas estas duas cidades, é conhecida por ter os melhores vinhos da América Latina. A Argentina elaborou neste ano, um total de 1.137 milhões de litros de vinho, Mendonça é responsável por 68,18% desse total nacional. O Cônsul Alfredo Ortiz Baeza pretende promover outro evento ainda este ano para apresentar vinhos da cidade de San Juan. 

Gatão de Meia Idade - outros gatões