Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 05/20/15

20 de mai. de 2015

Revolução na Educação Municipal – Uruguaiana.



Professores terão notebook e adequação de carga horária. Alunos receberão kit suplementar e kit escolar.
O prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider, em audiência com o secretário municipal de Educação, Francisco Robalo Fernandes, definiu que o controle das horas atividades (10 horas) dos professores da rede municipal de ensino passem a ser administrado pelas direções das escolas. Caberá as diretores organizar a forma como o controle será efetivado, respeitando as características de cada instituição. O município conta atualmente com 1.102 integrantes do corpo docente. A Secretaria Municipal de Educação estuda também a possibilidade de repassar um notebook para cada um dos professores da rede municipal, visando proporcionar melhores condições de trabalho e de desenvolvimento no campo de aprendizagem. Ainda, a Secretaria de Educação analisa o fornecimento de merenda suplementar para estudantes carentes das escolas da rede municipal, e um kit com material escolar. Após criteriosa análise, os alunos carentes, ao saírem da escola, receberão um kit para suplementar sua alimentação em suas residências. Destaca o prefeito Schneider que “estamos implantando uma revolução na área educacional, jamais realizada em Uruguaiana, com o turno único na Escola Municipal Alceu Wamosy, localizada em João Arregui; a doação de uniforme para todos os alunos da rede municipal de ensino e os kits de alimentação suplementar e de material escolar, destinados aos estudantes carentes. Além disso, a readequação da carga horário e a entrega de um notebook para cada professor da rede municipal. Tenho certeza que estamos liderando um processo que servirá de exemplo para outras administrações. Também, nosso Governo paga o piso salarial do magistério”, finalizou.

Governo Schneider totaliza 20,38% de reposição salarial ao funcionalismo – Uruguaiana.

Na noite de terça-feira, dia 19/05, às 22h, o prefeito Luiz Augusto Schneider, em reunião com os secretários municipais de Administração, José Alexandre Brum; de Governo, Paulo Henrique Inda, e o procurador-geral do Município, Mateus de Carvalho, assinou projeto concedendo 3,51% de reposição salarial ao funcionalismo público municipal, exceto ao magistério e aos agentes políticos. Neste ano, os servidores do município terão concessão de aplicação do índice de 3,51% sobre os vencimentos, extensivo aos proventos e às pensões, em atendimento ao artigo 40, § 8°, da Constituição Federal. Vale destacar que a Revisão não cabe aos agentes políticos (Prefeito Municipal e Vice, Secretários), nem aqueles servidores que recebem piso salarial da categoria profissional. Também não se incluem os membros do Magistério, com reposição alcançada a partir de janeiros de 2015, com amparo na legislação federal pertinente. O índice de revisão, ora proposto, está calculado com base na variação IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), correspondente ao período de maio de 2014 a abril de 2015, observada a capacidade financeiro-orçamentária do Município. Mesmo enfrentado uma grave crise financeira, o Governo Schneider concedeu, em três anos, o total de 20,38% de reposição salarial, demonstrando respeito e valorização dos servidores. Em 2013, foi concedido o índice de 8,93%. Em 2014, o prefeito Schneider concedeu reposição de 7,94%.

Almirante Tamandaré na Praça do Barão – Uruguaiana.


Na segunda-feira, dia 18 de maio, equipe da Secretaria Municipal de Obras, instalou o busto do Almirante Tamandaré – Patrono da Marinha do Brasil e Herói Nacional, na Praça Barão do Rio Branco. Em reunião com o Capitão-de-Corveta, Marcus Antônio Machado Pereira, Delegado Fluvial de Uruguaiana, no ano passado, o secretário municipal de Cultura, Rubens Montardo Junior, sugeriu a instalação do busto. O prefeito Luiz Augusto Schneider formalizou o pedido e o Comandante Marcus Machado Pereira conseguiu a doação do monumento junto ao Comandante do 5º. Distrito Naval, Vice-Almirante, Leonardo Puntel. O 5º. Distrito Naval localiza-se em Rio Grande (RS), cidade onde nasceu Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, em 13 de dezembro de 1807. Seu falecimento ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, em 20 de março de 1897. A inauguração do busto acontecerá na próxima sexta-feira, dia 22 de maio, às 16h, na Praça Barão do Rio Branco, com a presença do Vice-Almirante Leonardo Puntel, do prefeito Luiz Augusto Schneider, de autoridades civis e militares e de convidados. Ainda falta o revestimento em granito preto.

Criar filhos, por Gabriel Novis Neves

Criar filhos 
Nada a ver com criar pessoas belas, saudáveis, educadas e até, razoavelmente, agradáveis. 
Seguramente, a criação familiar tradicional está bem distante dessas possibilidades. 
Com padrões e arquétipos baseados no autoritarismo, no sucesso a qualquer preço e na repetição dos dogmas e mitos sociais, educacionais e religiosos vigentes, o que a sociedade vem fazendo é produzir em massa seres sem autoconfiança, despidos de criatividade, com baixa autoestima nítida e, no geral, automatizados, muito pouco interessantes. 
Exatamente por não lhes ser permitida a liberdade do existir, por serem incentivados a dissimularem os seus próprios sentimentos e ações, nunca se mostrando como realmente são, as  pessoas vão se tornando falsas, desenergizadas, nada autênticas, na tentativa de obedecer a padrões  uniformes de comportamento considerado aceitável pela sociedade. 
Enfim, filhos criados para ser motivo de orgulho para nós e nunca para eles mesmos. 
Criar filhos é exatamente o contrário. É prepará-los para o mundo em que vão viver, e não, ficarem atados aos conceitos arcaicos de seus antecessores, ainda que tenhamos consciência que essa preparação para o voo livre de cada um é extremamente dolorosa para os pais. 
Não precisamos de clones, mas sim, de pessoas sincronizadas com o seu tempo, carregadas de elevada autoestima. 
Transmitir valores básicos de caráter e de convivência no dia a dia deve ser a única meta. 
Somente o incentivo à capacidade de voar, esse exercício do existencialismo, é que vai propiciar a formação de pessoas mais criativas e seguras de si mesmas, aptas a esse mundo que, com certeza, será bem diferente do de seus pais. 
Caso contrário, teremos seres inseguros, carentes, conflitados pelos valores estáticos de que foram vítimas. 
Isso é bem observado em reuniões sociais costumeiras quando nos deparamos, na maioria das vezes, com um grande rebanho, em que todos se expressam e se comportam de uma mesma maneira, absolutamente monótona. 
Por vezes, liberados através de uma maior ingestão alcoólica, podemos até pinçar alguém mais interessante, de conteúdo mais livre. 
Pessoas um pouco mais diferenciadas, com uma maior carga energética, sentem-se absolutamente sós nesses conglomerados sociais tradicionais, sendo muitas vezes rotuladas de pretensiosas e antissociais. É a solidão na multidão. 
Com certeza, essa repressão da humanidade tem sido enorme através dos séculos e somente agora, diante de pais jovens mais descolados, começamos a observar um movimento mais livre e mais leve nas organizações familiares modernas que se tornaram múltiplas na sua composição. 
A aceitação de famílias homoafetivas pela sociedade é um passo à frente na busca pela verdade de cada indivíduo. 
Ensinar a respeitar a opção do outro, seja ela cultural, política, religiosa ou sexual deveria ser a bíblia a ser seguida por pais e educadores. 
Viva e deixe viver.