Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 05/06/13

6 de mai. de 2013

Prefeitura quer devolver a Santa Casa – Uruguaiana.



Na última semana, sexta-feira, dia 03/05, foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Uruguaiana, onde o assunto em pauta foi a situação geral da Santa Casa de Uruguaiana. A discussão foi ampla, mas a informação mais importante deste acontecimento foi o fato de que o representante da Prefeitura Municipal, Secretário de Governo, Fernando Alves, em determinado momento, ofereceu para entregar à provedoria, a administração do Hospital, algo que foi prontamente aceito pela provedoria. Os próximos passos agora são a efetivação dos representantes dos dois lados para que a transição, que encontra-se em pleno andamento, se consume definitivamente. Os trâmites encontram-se em andamento, iniciando pela indicação, por parte do Município, do Presidente da OAB local, Dr. Maurício Blanco, como seu representante no processo. A Provedoria, por sua vez, encaminhou a indicação de uma comissão de transição formada por 3 ex-presidentes da OAB local, além do vice-provedor atual e do diretor clínico da Santa Casa.

Os próximos passos serão definidos nas reuniões da equipe bilateral de transição, que irá traçar as atitudes e encaminhamentos para que a administração do maior hospital da fronteira oeste volte à normalidade. Segundo o Provedor, Dr. Lauro Delgado, "a primeira medida adotada pela nova administração será a abertura imediata do INCAR, pelo que representa aos interesses públicos de toda a região em termos de saúde, e para que a Santa Casa não tenha que arcar com as pesadas multas judiciais que estão em vias de serem intentadas em função destes dois anos e meio de quebra de contrato com os implantadores do Instituto." Lauro Delgado comemora a decisão de devolução da administração à normalidade, principalmente porque, "com a abertura do INCAR, o Município se livra do iminente descredenciamento da Santa Casa do SUS para serviços de alta complexidade em cardiologia Se todos os envolvidos cumprirem com a palavra dada em audiência pública, devidamente registrada em texto e em gravação nos anais da Câmara Municipal de Uruguaiana, o impasse finalmente acaba e a gestão administrativa do Hospital volta à normalidade. - (Assessoria de Comunicação da Provedoria da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana).


Vereadores renunciam a terreno em prol da Justiça do Trabalho – Uruguaiana.



Nesta manhã, dia 06/05, em reunião com o prefeito municipal, Luiz Augusto Schneider, os vereadores optaram por abrir mão do terreno doado pela Prefeitura Municipal que seria destinado ao novo prédio do Legislativo, em favor da construção da Vara do Trabalho em Uruguaiana. Embora seja uma decisão exclusiva do chefe do Poder Executivo, os parlamentares, de maneira unânime, posicionaram-se pela manutenção da doação realizada à Justiça do Trabalho em razão do investimento de cerca de seis milhões de reais na cidade, além dos grandes benefícios em termos de acesso e atendimento às causas trabalhistas da população de Uruguaiana.