Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 01/18/24

18 de jan. de 2024

Quem disse que mereço? - de Valéria del Cueto

Quem disse que mereço?

Texto, foto e vídeo de Valéria del Cueto

Mais uma troca de prumo para manter o rumo das crônicas quinzenais. Tive que trocar a pedra em que me encosto para escrevinhar no meio do mundo!

O motivo é prosaico. Ela, a pedra no deck, fica na franja dos galhos da pitangueira que, carregadinha, salpica o chão em que estendo a canga. As frutinhas parecem confetes sextavados... Tentei varrer. O puro suco do sumo das pitangas saborosas virou gotas que lambuzam o chão quando passo a vassoura! Está feita a lambança mancha tecidos. Não prestou. Se não posso mudar a pedra, nem impedir os resquícios da chuva rubra, me movo!

Só um pouco. Para o lado, no beiral da piscina vazia. Por que vazia? Fica fechada até a água clarear por ser de água corrente. O rio ainda está recuperando limpidez depois da enxurrada do segundo sábado de janeiro de 2024. Aliás, os rios daqui e do de Janeiro.

Dei sorte. Passei pela rodovia Washington Luiz, que sobe a serra em direção ao meio do mundo, cruzando entre as duas paredes de chuva. A primeira era só uma parede. Tipo cuiabana de antigamente. Robusta. Cruzamos a chuvarada e chegamos em casa sem problemas para subir a passarela sem cobertura de proteção. No seco. Logo depois veio a muralha d´água. Extensa como a da China. Foram horas de despejo celestial. Vi de camarote a fúria das águas.

As consequências, gravíssimas para a população carioca e da região metropolitana, serão sentidas por tempo indeterminado. O caos foi tão grande que o Centro de Operações da Prefeitura do Rio criou uma base na Pavuna. Com o fechamento da principal artéria carioca, a Avenida Brasil alagada, não dava para monitorar e coordenar os eventos que castigaram a zona norte.

Em décadas de Sapucaí não me lembro de um adiamento de ensaio técnico. Aliás, também não me vem à memória uma escola ganhar ensaio técnico extra na Sapucaí.

Aconteceu uma semana antes do cancelamento das passagens da Portela e Unidos da Tijuca, no último domingo. Vai ter caju da Mocidade em dose dupla por causa das falhas no carro de som do primeiro final de semana de apresentação para o povão. A Porto da Pedra, que teve menos problemas, dispensou o repeteco. 

Por que estou contando isso? Para dizer que "se fosse fácil, alguém já tinha feito" e deixar o registro desses acontecimentos da crônica carnavalesca de 2024.

https://youtube.com/playlist?list=PLNVGym3VNemCOLZ5iwMD5Mrj83dX-oJIU&si=rjegOX_t3WW-9Bfe

Resumindo: depois de uma largada triunfal dos ensaios técnicos do carnaval 2024 (mesmo com os problemas de som), babou legal e vai acavalar. Matematicamente falando, um quarto do planejamento dos eventos de preparação carioca na Passarela do Samba da Marquês de Sapucaí, que completa 40 anos, foram alterados por motivos variados de forças maiores.

Clique no LINK para acessar o álbum do acervo carnevalerio.com

Mocidade vem na matinê do Paraíso do Tuiuti e do Salgueiro no domingo do feriado meia boca de 20 de janeiro, dia de São Sebastião, padroeiro da Cidade Maravilhosa. Quem ia desfilar no ensaio adiado irá para o próximo domingo. Portela e Grande Rio.

No último final de semana, o do teste de luz e som, teremos uma prova de resistência com a lavagem da pista (nem vou lembrar que costuma chover), Grande Rio, Beija -Flor e Vila Isabel no sábado. Mangueira, Viradouro e Imperatriz fecham os ensaios técnicos no domingo que antecedem o carnaval.

Como trabalhar desse jeito? Se estava ruim para mim, imagina para o povo do samba que se desloca para sambar, precisa voltar à casa e estar a postos segunda de manhã no trabalho.

São verdadeiros heróis da folia! Molhados, não é? De chuva (de vez em muito), suor e lágrimas. Essas, de amor e emoção, brotam no ritmo das batidas e bossas das baterias que explodem na pista entre as atrações dos mega camarotes. Entendeu? Pois é.

Tudo para coadjuvar no desfile é cada vez menos acessível a quem faz a festa. Os preços dos lugares estão nas alturas. A maioria das escolas não tem mais fantasias disponíveis. Lotação esgotada!

Se você não se preparou com antecedência vai como der. Uma sugestão? Tome logo a vacina da Covid disponível. Prevenir é tudo para quem quer fazer desse, como eu, mais um carnaval inesquecível.

PS: Tem massa de ar frio vinda do sul. Pode ser (ou não) que ela chegue no Sudeste no final de semana.

Eparrei, Iansã...

*Valéria del Cueto é jornalista e fotógrafa. Crônica da série “É Carnaval” do SEM FIM... delcueto.wordpress.com

Studio na Colab55