Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 11/13/09

13 de nov. de 2009

Sobre árvores

Em minhas boas lembranças da infância está meu retorno para casa, da Escola Nossa Senhora do Horto, onde avistava uma árvore imensa e em alguns meses com flores amarelas debruçando seus galhos pela calçada da esquina das ruas 7 de Setembro com Tiradentes. Mesmo com pouca idade eu entendia que ela me transmitia segurança, bem estar.
Uma Canafístula com muita idade, com galhos vigorosos enfeitando aquela casa linda e toda nossa paisagem.
Agora, adulta, me preocupo com o planeta, com as mudanças de clima, de deslizamentos, enchentes, com o ar que respiramos, com a água que poderá faltar, com a poluição e principalmente com a falta de árvores para diminuir todos estes desastres ambientais. Tenho plantado árvores pela cidade pois sei que existe o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) que lançou a iniciativa mundial para o plantio de árvores Plantemos para o Planeta: Campanha 7 Bilhões de Árvores. E existe também uma campanha estadual que nossa governadora Yeda Crusius lançou para o plantio de árvores no estado.
E contei para uma amiga de Brasilia que me respondeu assim:
"Linda sua atitude de plantar as árvores. Esta preocupação com o futuro é uma atitude muito bonita. Em nome do planeta , muito obrigada. Aqui em Brasilia, não preciso fazer isto. Temos muitas e muitas árvores, também frutíferas e gramado maravilhoso. Isto é uma das coisas que já contribui para nossa boa qualidade de vida.Uma árvore para ser derrubada aqui, precisa de todo um procedimento que ás vezes até chega no jurídico. Depende de relatórios, pareceres e concordância da TERRACAP e da NOVACAP. Recentemente derrubaram uma aqui na minha quadra, mas depois de um estudo e ser verificada que ela traria problemas e poderia cair numa chuva, etc. É uma arvore grande, de origem africana , que ás vezes possui internamente um tipo de bezouros que aos poucos vai deixando o tronco oco e fragilizado podendo durante um vento forte ou chuva cair. Então eles são obrigados a cortar, pela seguranças das pessoas e do seu patrimonio."

Hoje de tarde encontrei uma máquina assassina serrando aquela imagem linda de minha infância. Senti um aperto em meu peito imaginando as lágrimas daquela árvore que estava agora cheia de folhinhas novas e que há tantos anos nos auxilia e protege, creio que fosse centenária. Me perguntei, por que estão podando deste jeito no mes de novembro?
Aqui em nossa cidade não existe órgãos protetores? Depois eu vi muitas árvores da cidade com cortes recentes, de hoje, por que isto? Não existe lei de proteção do meio ambiente ou as leis não chegam em nossa cidade?

Jussara Aymone de Almeida Schmidt

Uruguaiana terá Ambulatório Especializado em Hepatites


A presidente do Comitê de Ação Solidária do governo do Estado do Rio Grande do Sul, Tarsila Rorato Crusius, anunciou em reunião na Prefeitura, a implantação no município, de Ambulatório Especializado em Hepatites Virais com Laboratório de Apoio e de um CAMMI – Centro de Aplicação e Monitoração de Medicamentos Invejtáveis. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que aproximadamente 3% da população mundial apresentem evidências sorológicas presente ou passada de infecção pelo vírus da hepatite. Seriam 350 milhões de pessoas cronicamente infectadas no mundo, sendo 2 milhões no Brasil. Um universo de contaminados entre 5 e 7 vezes superiores aos infectados pelo HIV. No Brasil, a estimativa oficialmente aceita pelo Ministério da Saúde é de que haja 2,6% da população infectada, ou seja, 4,5 milhões doentes, dos quais 95% deles ainda não foram detectados. A implantação do Ambulatório Especializado em Hepatites Virais com suporte laboratorial próprio, justifica-se, em Uruguaiana, por atender as demandas emergenciais de hepatites e, principalmente, que a aquisição de equipamento de automação para PRC, Genotipagem permitirá atendimento especializado em todas as infecções virais que tenham interesse epidemiológico na Fronteira Oeste. Na primeira fase do Projeto, será implantado um CAMMI, conforme determina a portaria nº. 554/2005, com estrutura para fracionamento de medicação, específica no tratamento de hepatites. Após, estruturação do Laboratório Específico para identificação dos tipos de hepatites e seu controle. Na etapa final, a implantação do Ambulatório de Hepatites, a contratação de profissionais médicos e a capacitação de quadro funcional. O CAMMI deverá funcionar ainda em dezembro de 2009, e o Ambulatório Especializado em maio de 2010.

Meriva recheado de herbicida



Equipe da Polícia Rodoviária Federal, na noite de quinta-feira, apreendeu 100 litros de herbicida de fabricação no uruguaia (acondicionados em 50 vidros de um litro e 10 de cinco litros cada). Na revista de rotina no Porto da PRF, a 10 Km do centro, a Meriva, placas de SP, conduzido por uma mulher de 31 anos foi abordado e constatado o transporte irregular do produto. Ela foi conduzida à Polícia Federal de Uruguaiana e responderá por crime ambiental e descaminho.

Assim como eu...

Adoro Jair Rodrigues. Considero  o segundo apenas o segundo de uma dupla que (até) gostava. Mas assim é a vida . Cheia de primeiros  e... quem mesmo?
Também estou indo. Ressuscito no jogo do Flamengo, pela 35 rodada do Brasileirão. Afinal, ninguém é de ferro, nesta sexta feira 13.
Deixo para vocês...

Bom final de semana!!!

Fantasma da Ópera

Recebemos uma solicitação para que publicar aqui (espaço livre, democrático e libertário, enquanto der), o vídeo da obra magistral. E o faremos (quem sou eu para negar um pedido justo e verdadeiro de um e-leitor anônimo, fiel e de bom gosto, neste tempos de caça à bruxa que vos escreve?).

D-E-P-O-I-S.

Nesse momento, peço sua atenção, apoio e vigilância. Temos óperas(bufas), fantasmas(deprimentes) e dramas (medíocres) muito mais próximos para acompanhar. E se você quer sonhar, sonhe com as  possibilidades  da...

Canção do não tempo de lua
(Mário Lago)
Amada não me censure, se sou de pouco falar
Nem se esse pouco que falo não faz você suspirar
É tempo de vida feia, de se morrer ou matar
De sonho cortado ao meio, de voz sem poder gritar
De pão que pra nós não chega, de noite sem se acabar
Por isso não me censure, se sou de pouco falar

Criança é bonito? É
Mulher é bonito? É
A lua é bonito? É
A rosa é bonito? É
Mas criança chega a homem se a bomba quiser
A mulher só tem seu homem se a bomba quiser
Homem sonha e faz seu sonho se a bomba quiser
Não é tempo de ver lua nem tirar rosa do pé

Amada minha não chore se nunca falo de amor
Nem se meu beijo é salgado, que é beijo chorado em dor
É tempo de vida triste, de olhar o seu com pavor
De mão pro último gesto, de olhar pra última flor
De verde que era esperança trazer desgraça na cor
Por isso amada não chore se nunca falo de amor

Criança é bonito? É
Mulher é bonito? É
A Lua é bonito? É
A rosa é bonito? É
Mas criança chega a homem se a bomba quiser
A mulher só tem seu homem se a bomba quiser
Homem sonha e faz seu sonho se a bomba quiser
Não é tempo de ver lua nem tirar rosa do pé

Amada não vá embora se eu trouxe desilusão
Se aumento sua tristeza, tão triste a minha canção
É tempo de fazer tempo, de pegar tempo na mão
De gente vindo no tempo em passeata ou procissão
No mesmo passo de sonho pra bomba dizendo ?não!?

Amada não vá embora, mudou a minha canção!

Criança é bonito? É
Mulher é bonito? É
A lua é bonito? É
A rosa é bonito? É
Pois criança vai ser homem porque a gente quer
A mulher vai ter seu homem porque a gente quer
Homem vai fazer seu sonho porque a gente quer
Vai ser tempo de ver lua e tirar rosa do pé

E se foi a primavera


Sim, essa que você vê -nossa logo de renascimento e florescimento- se vai.
Corpos nus, livre, leve e liberdada. Primavera que floresce. Incômoda e inconformada. Não é nada. Poucos são os que reconhecem os sinais. Renovação.

E-s-t-a-m-o-s aqui!!!!!!

A maioria se surpreende quando, um dia, desperta e reconhece: "Poxa, algo mudou. E foi para..."
Aqui, nós estaremos pra dizer: "Não foi por falta de aviso. Bem vindo a um mundo... melhor".
*Escrito, assinado e publicado por Valéria del Cueto.