Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 03/26/09

26 de mar. de 2009

Novo Secretário Municipal de Agricultura

Dia 25/03, às 10h45min, o prefeito Sanchotene Felice, convidou o médico-veterinário Wilson José Matteo Dornelles, para ocupar o cargo de Secretário Municipal de Agricultura. Cicico Dornelles foi presidente da Associação e do Sindicato Rural de Uruguaiana, é produtor rural e, atualmente, dirige e apresenta na rádio Charrua AM, os programas Charrua Rural e Expresso do Meio-dia. A posse será no dia 6 de abril de 2009, às 16h, no Salão Nobre da Prefeitura.

Vice-prefeito de Cachoeira do Sul visita Uruguaiana

Dia 25/03, às 11h, o prefeito Sanchotene Felice recebeu, em seu Gabinete, o vice-prefeito e secretário municipal de Obras de Cachoeira do Sul, Ronaldo Trojahn, e o procurador-geral de Cachoeira do Sul, Loir Oliveira. Na oportunidade, os ilustres visitantes retificaram sobre as repercussões positivas da administração Sanchotene Felice, no estado do Rio grande do Sul, e manifestaram o desejo de conhecer a Usina Municipal de Asfalto, Restaurante Popular, Centro Esportivo Zona Leste, Pronto Socorro Municipal; e os procedimentos adotados para licitação dos serviços de água e esgoto e do transportes escolar. Também, estavam presentes ao encontro, o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Luiz Augusto Schneider; e os secretários municipais Francisco Robalo Fernandes (Administração), Vitor Manoel Gediel Machado (Segurança e Trânsito), e Vinícius Dela Pace (Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho).

Presidente dos Rouxinóis visita o Prefeito

Quinta-feira, dia 26 de março de 2009, às 16h, o prefeito Sanchotene Felice recebeu a visita do presidente da Sociedade Recreativa e Cultural Os Rouxinóis, bacharel Mário Cézar Galvão Braccini.

General é condecorado em Uruguaiana

Quarta-feira, dia 25 de março de 2009, às 18h30min, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, na presença de autoridades civis e militares, o prefeito Sanchotene Felice, entregou ao General de Brigada, Ricardo de Mattos Cunha, a Medalha de Mérito Municipal, pelos relevantes serviços prestados ao Município de Uruguaiana. Na ocasião, o prefeito Sanchotene Felice destacou o trabalho do General Ricardo de Mattos Cunha que intensificou as relações entre o Exército Brasileiro e a sociedade civil, em Uruguaiana, com edificantes ações na esfera pública. A primeira-dama e secretária municipal de Ação Social e Habitação, Elisabete Brettas Felice, entregou uma orquídea a senhora Constança Cunha, esposa do General Ricardo. Também, participaram da Mesa Oficial, a presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereadora Neraí Santos Kaufmann; o Juiz Federal, Guilherme Beltrami; e a promotora pública, Carolina Barth Loureiro.

Câmara Municipal instala CPI do Carnaval 2009

Câmara Municipal instala CPI do Carnaval 2009

A Câmara Municipal de Uruguaiana instalou, na manhã desta terça-feira (26/03), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá apurar supostas irregularidades na organização do carnaval extemporão de 2009. Os vereadores Rafael Alves (PSDB), Josefina Soares (PSDB), Fernando Tarragô (PSDB), José Clemente Corrêa (PT) e Francisco Barbará (PMDB) foram escolhidos por sorteio, conforme determina o Regimento Interno da Câmara Municipal. Na próxima-segunda feira, os cinco vereadores escolherão o presidente da CPI e o relator dos trabalhos.

A CPI irá apurar denúncias formalizadas pelo presidente da Liga das Escolas de Samba de Uruguaiana (LIESU), Jair dos Santos Rodrigues. No dia 18 de março passado, Rodrigues pediu à Comissão de Serviços Municipais da Câmara de Vereadores a elucidação de possíveis irregularidades que teriam sido praticadas pela comissão organizadora do carnaval. Entre os fatos a serem investigados estão a forma de venda dos ingressos, a forma de distribuição gratuita de ingressos pela prefeitura, a destinação das receitas e a diferença entre o número de camarotes instalados na avenida e os informados na planta técnica original.

A aprovação do pedido de instalação de CPI exigiu a suspensão da sessão ordinária por dois momentos. Logo no início da reunião, o vereador Mauro Brum (PMDB) e o vereador José Clemente Corrêa (PT) ficaram inconformados com o fato de que o pedido de CPI não havia sido incluído na pauta da reunião. Após 30 minutos de suspensão, o presidente da Câmara Municipal, vereadora Neraí Kaufmann (PSDB), retomou os trabalhos com a inclusão da proposta dos vereadores na pauta da reunião.

Os debates ficaram ainda mais acalorados com a sorteio regimental dos vereadores que passaram a compor a CPI. A presidente do parlamento municipal e o vereador Rogério de Moraes (PSDB), se declararam impedidos de participar do sorteio por força dos cargos que ocupam na Mesa Diretora. Em seguida, o vereador Mauro Brum provocou a ira do líder do governo, Fernando Tarragô, ao mencionar uma frase a respeito da composição da comissão. Irritado, Tarragô disse que considerou a frase um ataque à idoneidade dos componentes da CPI e pediu esclarecimentos. A sessão precisou ser novamente suspensa pela presidência da Casa Legislativa para, minutos após, ser reiniciada.

A CPI do carnaval extemporão 2009 terá 30 dias para concluir os seus trabalhos. O tema carnaval tem sido frequente nos debates na Câmara de Vereadores de Uruguaiana. Em anos anteriores, o Carnaval Extemporão já foi tema de audiências públicas e de intensos debates.

Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Uruguaiana

CPI

Na reunião desta quinta-feira - a Câmara de Vereadores votará se abre ou não uma CPI para apurar todos os episódios que envolvem o Carnaval Especial 2009.