Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 03/20/09

20 de mar. de 2009

Passarinho não passará!

Sempre há o que ler, reler e saber que sempre haverá mais!

Nas bancas

Tem Passarinho no samba!!!!

EXCLUSIVO!
Passarinho desfilou pela primeira vez nos Rouxinóis como baliza, aos 7 anos, levado por sua mãe, Eloy, fundadora da escola.
Ele foi puxador dos sambas dos Rouxinóis na década de 70.
1973 - Reminiscencias do Carnaval, de Edson Camargo Evangelho - intérprete: César Passarinho
1974 - Zumbi, o Rei Negro dos Palmares, de Wandeley Gonçalves - intérpretes: César passarinho e Wanderley Gonçalves
1975 - Glória e Esplendor do Cassino da Urca, de Magda Gonçalves e Wanderley Gonçalves - intérprete: Wandeley Gonçalves
1976 - Poemoas dos Heróis do Sertão, de Wandeley Gonçalves - intérprete: César Passarinho
1978 - Praça Onze em Show Maior, de Wandeley Gonçalves - intérpete: César Passarinho
Esta gravação foi gentilmente cedida Magda Gonçalves. A foto é do acervo de Zé da Nova e João Carlos. Passarinho está a direita.







Passarinho - Guri

GURI

Passarinho - Canto Livre

CANTO LIVRE

Passarinho - Os Cardeais

OS CARDEIAIS

Passarinho - Negro de 35

NEGRO DE 35

Passarinho - Milongueando Lembranças Tuas

MILONGUEANDO LEMBRANÇAS TUAS
Mauro Marques e Carlitos Magallanes:

Passarinho - Poema à Moça na Janela

POEMA À MOÇA DA JANELA
Eliezer Tadeu Dias de Souza/Lucídio Dourado

Passarinho - Recomeçar

RECOMEÇAR
Música Luís Abrianos
Letra: Dirceu Abrianos

Passarinho - Guri

Sobre e-mails que chegam e não chegam

Essa semana, por uma falha de comunicação, o Tribuna foi impresso sem o último texto da minha coluna. O e-mail foi, mas não chegou. Alguma coisa com meu gerenciador de e-mails, que também não entregou a alguns quantos amigos um texto que circula pela internet como sendo do Luís Fernando Veríssimo, mas que, diz o Rônei Rocha - médico psiquiatra, que me mandou o texto (isso parece telefone com pagamento atrasado, só recebe) -, na verdade é do Mario Prata. Chama-se "O melhor da terapia", e vou postá-lo aqui para os meus amigos que não receberam o e-mail e para os nossos leitores. Já pra ler a minha última coluna, no entanto, terão que esperar até o próximo sábado.

.

O Melhor da Terapia


O melhor da Terapia é ficar observando os meus colegas loucos. Existem dois tipos de loucos. O louco propriamente dito e o que cuida do louco: o analista, o terapeuta, o psicólogo e o psiquiatra. Sim, somente um louco pode se dispor a ouvir a loucura de seis ou sete outros loucos todos os dias, meses, anos. Se não era louco, ficou.

Durante quarenta anos, passei longe deles. Pronto, acabei diante de um louco, contando as minhas loucuras acumuladas. Confesso, como louco confesso, que estou adorando estar louco semanal. O melhor da terapia é chegar antes, alguns minutos e ficar observando os meus colegas loucos na sala de espera. Onde faço a minha terapia é uma casa grande com oito loucos analistas. Portanto, a sala de espera sempre tem três ou quatro ali, ansiosos, pensando na loucura que vão dizer dali a pouco. Ninguém olha para ninguém. O silêncio é uma loucura. E eu, como escritor, adoro observar pessoas, imaginar os nomes, a profissão, quantos filhos têm, se são rotarianos ou leoninos, corintianos ou palmeirenses. Acho que todo escritor gosta desse brinquedo, no mínimo, criativo. E a sala de espera de um 'consultório médico', como diz a atendente absolutamente normal (apenas uma pessoa normal lê tanto Paulo Coelho como ela), é um prato cheio para um louco escritor como eu. Senão, vejamos: Na última quarta-feira, estávamos:

1. Eu
2. Um crioulinho muito bem vestido,
3. Um senhor de uns cinqüenta anos e
4. Uma velha gorda.

Comecei, é claro, imediatamente a imaginar qual seria o problema de cada um deles. Não foi difícil, porque eu já partia do principio que todos eram loucos, como eu. Senão, não estariam ali, tão cabisbaixos e ensimesmados.

2. O pretinho, por exemplo. Claro que a cor, num país racista como o nosso, deve ter contribuído muito para levá-lo até aquela poltrona de vime. Deve gostar de uma branca, e os pais dela não aprovam o namoro e não conseguiu entrar como sócio do 'Harmonia do Samba'. Notei que o tênis estava um pouco velho. Problema de ascensão social, com certeza. O olhar dele era triste, cansado.Comecei a ficar com pena dele. Depois notei que ele trazia uma mala. Podia ser o corpo da namorada esquartejada lá dentro. Talvez apenas a cabeça. Devia ser um assassino, ou suicida, no mínimo. Podia ter também uma arma dentro. Podia ser perigoso. Afastei-me um pouco dele no sofá. Ele dava olhadas furtivas para dentro da mala assassina.

3. E o senhor de terno preto, gravata, meias e sapatos também pretos? Como ele estava sofrendo, coitado. Ele disfarçava, mas notei que tinha um pequeno tique no olho esquerdo. Corno, na certa. E manso. Corno manso sempre tem tiques. Já notaram? Observo as mãos. Roía as unhas.Insegurança total, medo de viver. Filho drogado? Bem provável. Como era infeliz esse meu personagem. Uma hora tirou o lenço e eu já estava esperando as lágrimas quando ele assoou o nariz violentamente, interrompendo o Paulo Coelho da outra. Faltava um botão na camisa. Claro, abandonado pela esposa. Devia morar num flat, pagar caro, devia ter dívidas astronômicas. Homossexual? Acho que não. Ninguém beijaria um homem com um bigode daqueles. Tingido.

4) Mas a melhor, a mais doida, era a louca gorda e baixinha. Que bunda imensa. Como sofria, meu Deus. Bastava olhar no rosto dela. Não devia fazer amor há mais de trinta anos. Será que se masturbaria? Será que era esse o problema dela? Uma velha masturbadora? Não! Tirou um terço da bolsa e começou a rezar. Meu Deus, o caso é mais grave do que eu pensava.Estava no quinto cigarro em dez minutos. Tensa. Coitada. O que deve ser dos filhos dela? Acho que os filhos não comem a macarronada dela há dezenas e dezenas de domingos. Tinha cara também de quem mentia para o analista. Minha mãe rezaria uma Salve-Rainha por ela, se a conhecesse.

Acabou o meu tempo. Tenho que ir conversar com o meu psicanalista. Conto para ele a minha 'viagem' na sala de espera. Ele ri, ri muito, o meu psicanalista, e diz:

- O Ditinho é o nosso office-boy.

- O de terno preto é representante de um laboratório multinacional de remédios lá no Ipiranga e passa aqui uma vez por mês com as novidades.

- A gordinha é a Dona Dirce, minha mãe.

- E você, não vai ter alta tão cedo...


.

Marduque prestará contas ao Poder Executivo

Na quinta-feira, dia 19/03, às 16h, em seu Gabinete, o prefeito Sanchotene Felice recebeu representantes do Colegiado da Escola de Samba Unidos da Ilha do Marduque, presidido por Eroni Fernando Comis (Nico) que anunciou ao Prefeito que a Marduque prestará contas ao Município. Na oportunidade, a Comissão representada por Nico Comis, Arlindo Cunha Brasil e Edemar Guimarães Soares (tesoureiro), entregou correspondência ao prefeito Sanchotene Felice, pedindo prorrogação até o dia 5 de abril de 2009, para apresentação da prestação de contas referente ao Carnaval 2009. Destaca o presidente Nico Comis que esta solicitação deve-se a necessidade de mais tempo para juntar todos os documentos dos pagamentos efetuados, haja vista que muitos foram feitos a prazo e em cheques pré-datados, cujos documentos só serão liberados após o resgate dos mesmos. A decisão pela prestação de contas teve aprovação unânime na Marduque, em reunião realizada na segunda-feira, dia 16/03. O prefeito Sanchotene Felice agradeceu ao Colegiado da Ilha do Marduque enfatizando que a lisura, transparência de todos os atos referentes ao Carnaval 2009 serão de conhecimento público, com ampla divulgação.

Feira do Peixe no Parque D. Pedro II

A Prefeitura Municipal de Uruguaiana informa que, nos dias 08, 09 e 10 de abril de 2009, no local denominado Feira do Parque, na esquina das ruas Dr. Maia e Benjamin Constant, teremos a tradicional Feira do Peixe.

General Ricardo receberá Medalha de Mérito Municipal

Na quarta-feira, dia 25 de março de 2009, às 18h30min, no São Nobre do Palácio Rio Branco, o prefeito Sanchotene Felice, entregará ao General de Brigada, Ricardo de Mattos Cunha, a Medalha de Mérito Municipal, pelos relevantes serviços prestados ao Município de Uruguaiana.

Concha Acústica no Parque D. Pedro II

No Parque D. Pedro II, iniciou a construção da Concha Acústica.

Resumo Uruguaiana Vencerá

Quinta-feira, dia 19 de março de 2009, o prefeito Sanchotene Felice participou da edição nº. 181 do programa Uruguaiana Vencerá, sendo âncora o radialista Egídio Carvalho. Dentre os assuntos abordados destacamos: O financiamento com o Banco Mundial, o plantão pediátrico e odontológico na Policlínica Municipal, a visita nas instalações da Frigoeste, o início do ano letivo na Escola Dr. Crespo de Oliveira, as obras no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, as obras no Centro Geriátrico Comendador Gabriel Vijande Bermúdez, o novo Restaurante da Praça Barão do Rio Branco, Vigilância Sanitária no combate a leishmaniose e o Protocolo de Intenções com o Instituto de Cardiologia. Participaram do Programa: o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde e Meio Ambiente, Luiz Augusto Schneider, a odontóloga Dóris Delgado Máscia, as veterinárias Rita Lamadril, Laura Mássia e Palmira Rao.