Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Covardes

25 de set. de 2010

Covardes

coluna de Rônei Rocha na edição de 17|09|10 --

Eu não tenho medo de bandidos, nem de psicopatas. Talvez pela sorte de nunca ter cruzado - que eu saiba - com algum deles durante o seu trabalho. Também não tenho medo de pessoas violentas, valentões, cafajestes, políticos corruptos e Cia Ltda. Cedo ou tarde eles apresentam as suas armas, não enganam a todos o tempo todo, então, mesmo que inconscientemente, acabamos nos defendendo, porque a sua natureza ou o seu comportamento lhes trai. Do que eu tenho medo, mas muito medo mesmo, é de um dos tipos mais perigosos e subestimados do planeta: o covarde. Não estou me referindo às pessoas que tem muitos medos ou são assustadas; que admitem isso e pedem ajuda ou simplesmente se negam a enfrentar as coisas que temem. Eu me refiro ao covarde que não tem coragem sequer para admitir os seus medos e não só evita enfrentá-los como também é capaz de, no desespero, tomar qualquer atitude para afastar-se deles. Até no cinema, por piores que sejam os vilões ou os monstros, na maioria das vezes eu os acho previsíveis, caricatos e até risíveis. Mas é só meter um personagem covarde no meio que eu roo as unhas até o filme acabar, porque ele é imprevisível e sempre pega o mocinho de surpresa. O que o torna especialmente perigoso é o fato de ele acreditar piamente ser uma vítima do que lhe atormenta, um verdadeiro injustiçado, então não o reconhecemos como um malvado e ele consegue voar abaixo dos nossos radares. Geralmente é uma pessoa inofensiva, mas se estiver em grupo e apoiado pelos demais tem a oportunidade de colocar para fora todos os seus recalques, e aí sai de baixo. Outro perigo é quando percebe que o causador do seu medo está em uma posição de fraqueza, vulnerável. Então ataca com toda a força, como sempre sonhou fazer. Também ama de paixão o anonimato, daria esse nome ao seu cachorro se não fosse denunciar-se. É o seu sonho de consumo, a invisibilidade ou uma máscara para poder atacar como bem quiser, sem correr o risco de receber um contragolpe. Talvez o leitor já tenha se apercebido que há muito mais homens do que mulheres covardes. É fácil compreender o porquê, afinal a nossa cultura impulsiona fortemente essa fuga. De que forma? Dizendo que homem que é homem não chora; aguenta a dor no osso do peito sem reclamar; não pode ganhar menos do que a mulher; não pode brochar, muito menos não ter vontade; não pode se deprimir, muito menos fazer terapia; tem que gostar de futebol e ao estilo viril; fazer aula de dança só se for pilchado; e que não existe mulher frígida, a culpa é do homem que é mau amante. Bem, vou parando por aqui, que só de escrever já deu vontade de me esconder embaixo da mesa.

13 comentários:

Anônimo disse...

Esse time é maior do que o do corintias

ana torelly disse...

Parabéns ao Tribuna! Texto desta qualidade dá vontade de continuar lendo...e de fugir de covardes. Ao Ronei, desejos de longa vida e muita coragem. Ana Torelly

anônimo autêntico hahaha disse...

Falou bonito dona, mas isso não diz se vc é vc ou uma falsa.

Queria ver dona 12:10 se vc tivesse um parente seu perseguido, ou se vc morasse nesta bela Urguaiana e tivesse um Toldo poderoso perseguidor e guerrilheiro...

A arma mnais covarde é de quem persegue e ameaça.

Tempos de guerra filha...

Anônimo disse...

Realmente isso é uma grande verdade, pois atire aqui a primeira preda quem nunca ouviu isso desde criança. Schuh

Anônimo disse...

Realmente isso é uma grande verdade,que atire aqui quem nunca ouviu isso desde criança.Schuh

mauro sopeña disse...

Ronei, saudade! Parabéns pelo texto, ótimo. Vi alguma coisa de Kafka lá pelo meio da coluna... rsrs
Quando vieres a livramento apareça!

Anônimo disse...

Rônei,

Que texto! Profundo, claro e preciso!

Nos será muito útil em nossos treinamentos, se tu permitires é claro.

Com admiração, forte e carinhos abraço!

Marcel Scalco

Anônimo da Silva disse...

Já sei dr. Ronei...
Se mandares todos os anônimos consultarem com o Sr.,
A guaiaca vai ficar cheia.

Unknown disse...

Muy buen articulo aunque encuentro que no hay mas hombres covardes que mujeres. Si bien las mujeres pueden llorar, deprimirse, tener dolor de cabeza cuando quieren no tener sexo...una mujer covarde es mas peligrosa que un hombre, actua su envidia y su miedo con las sutiles armas femeninas, sus celos y frustraciones...una hace el dano de diez hombres!!! Con perdon de mi amado genero:)Luz Ma Palma

Vanessa disse...

acho q não existe pior cobarde que aquele q canta de galo e na hora H, esconde as mãos.
quem vai com a verdade não tem nada a temer.
as vezes a cobardia chega num momento crucial, por isso, meus amigos, antes de votar nestas eleições, façam com conciencia.
votar em corrupto, ou em quem tem fama de corrupto, e um ato de cobardia explícita.


Luz Ma: para cobardia no existen géneros.
como siempre digo, estupidez e insensatez, no tiene bandera, raza o religion.


gostei muito do texto... parabens ao autor.

Anônimo disse...

Vanessa, para quem é eleitora do casal Kirchner fica muito estranha a tua tese.

Liliana disse...

Dr.
Sempre com palavras certeiras.A maior covardia do ser humano é não aceitar nossas limitações.Abraços
Liliana

Unknown disse...

RÔNEI,

ÓTEMOOOO ESTE TEXTO.COMENTAREMOS LOGO.
PARABÉNS!!!!