Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Retomada de Uruguaiana

18 de set. de 2010

Retomada de Uruguaiana

Ato cívico-militar marcou os 145 Anos da retomada de Uruguaiana. Em 18 de Setembro de 1865 as tropas comandadas por Duque de Caxias libertaram Uruguaiana sitiada por 43 dias pelo exército paraguaio de Solano Lopez. Na Coxilha da Tríplice Aliança D.Pedro II recebeceu a espada do General Estigarribia.

8 comentários:

Anônimo disse...

Vamos esperar dia 03 de outubro para inaugurarmos um novo marco em uruguaiana uma nova retomada, o retorno ao respeito ao livre direito de manifestação das pessoas que hoje estão com o grito de liberdade presos na garganta, vamos dizer não a arrogância prepotência e todo o tipo de opressão.

Anônimo disse...

Sim, muito parecido com um cerco ocorrido em uma cidade gaúcha por volta de 2004.Nela,foram sitiados por tropas do Cabo Quixote que desde a capital marcharam até aquela cidade.Primeiro, montaram seu Quartel General a apenas duas quadras do obelisco lá existente, e depois tomaram conta de todos os cantos do município.Seus pelotões chamados de Brigadas com Fé encontraram pouca resistência e as combalidas tropas locais bateram em retirada.Para eliminar nas linhas de resistência a mobilidade dos inimigos, trataram logo de cobrir as trincheiras nos buracos e valos, com asfalto derretido.Tão logo chegaram ao palácio impuseram um solene "toque de recolher" aos funcionários;recolher vantagens já asseguradas;recolher idéias e até pensamentos, pela imposição da censura oficial.Criaram uma espécie de Cadeia da Ilegalidade, onde todas as emissoras transmitiam a Palavra dos Vencedores.Adquiriram à força casas, terrenos, grandes prédios, considerados estratégicos para a sustentação do novo governo.Seduziram muitos proletários e também alguns claudicantes condes e barões que já não sustentavam-se no ônus da nobreza e mantinham-se apenas de posse de seus brasões.Cresceram em apoio através de cânticos e hinos de louvor e fé que apregoavam vitórias iminentes.Graças ao controle de tudo e de todos,perpetuam-se e por lá já andam no segundo triunvirato.Os métodos, os mesmos;os cânticos sim, com pequenas alterações de tom e de voz.Agora, tentam desesperadamente, encarniçadamente, seduzirem muitos, pelo velho canto da velha sereia.A história se repete?Quem se anima a sugerir a rua para um novo obelisco?

Farmaceutico de Plantao disse...

Tem Doril no almoxarifado da secretaria de Saúde. O prefeito já sabe, mas não quer distribuir.

Anônimo disse...

ESTARÁ GUARDANDO PARA TERÇA-FEIRA QANDO SAI A SENTENÇA?SACUME NÉ.TOMOU DORIL, SUMIUUUU.

Anônimo disse...

FAMACEUTICO, SE TEM DORIL EU NÃO SEI, MAS QUE TEM SÉRIAS DORES DE CABEÇA SIM, E É BOM QUE SEJAM VERIFICADOS ENQUANTO É TEMPO PARA NÃO CONTAMINAR OUTRAS PESSOAS SALVANDO CABEÇAS MAS COROADAS.

Anônimo disse...

SE TEM "DORIL" NO ALMOXARIFADO DA SAÚDE, TEM QUE DENUNCIAR LOGO, ESTÁ COM MEDO? NÃO FAZ ASSIM, NÃO TEM MAIS NADA PARA PERDER. ENTREGA LOGO, ASSIM SÓ VAI SOMANDO E MINANDO ESSE PREPOTENTE. VAI LÁ DOU FORÇA, SOLTA O VERBO. TU ÉS MACCHO, APROVEITA O 20 DE SETEMBRO.

Anônimo disse...

Doril a estas alturas do campeonato, SUMIU!

Anônimo disse...

Sou Uruguaianense e ate hoje nunca aceitei a troca do nome da praça central de ''praça da rendição'' para ''praça barão do rio branco'' !!