Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Independência, a reminiscência

7 de set. de 2010

Independência, a reminiscência



O dia 7 de setembro já foi uma data muito importante na vida dos estudantes.

O desfile era um momento aguardado, planejado e exaustivamente ensaiado os mínimos detalhes.Acertar o passo dos alunos e afinar os instrumentos das bandas marciais das escolas tomava tempo e exigia dedicação.

Era assim no Colégio Batista de Ponta Porã, na década de 60.

As fotos são de dois anos seguidos, do período que moramos em Ponta Porã, Mato Grosso (antes da divisão).

Diria que tinha sete e oito anos, pelos uniformes. Na primeira foto, de 1967, desfilei a carater, camisa branca, saia caqui, com o escudo do colégio bordado no peito e...gravata!

O terceiro da fila, acho que se chama Moacir. Minha irmã, Gisela, a quinta da fila, usava o uniforme do pré primário. Um avental xadrezinho azul e branco e camisa branca por baixo. Portanto, eu devia estar no primeiro ano. Reparem que todos usavam sapatos pretos e nós, brancos.

As fotos seguintes são de 1968. Ali, já tinha descoberto que o uniforme era desconfortável para desfilar, então alguns alunos sugeriram usar um uniforme de educação física, para representar o esporte no colégio.

Abríamos o desfile. Na minha frente vai a Kátia. Já Gisela, minha irmã, partiu para outro tipo de exigência: uniforme de gala. Usou até luvas e uma faixa verde amarela. Impressionou pelo menos um espectador. O cachorro que a observa atentamente.

* Texto, reminiscências e fotos do acervo de Valéria del Cueto, para o Sem Fim...

3 comentários:

Anônimo disse...

Em qual das fotos está a minha princesa?

Anônimo disse...

Bárbaro! Recordar é viver!

Anônimo disse...

Foi constrangedor saber quem originou este lamentável acontecimento foi uma Educadora, que deveria antes de mais nada respeitar o momento, o local e principalmente os alunos que é a razão de sua profissão, mas o que se viu foi uma pessoa que dá prioridade para a má politica e cargos. Espero que os familiares tomem as devidas providências a respeito do "desrespeito" ocorrido com as adolescentes, pois só assim estas pessoas lembrarão sua real função.