Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: CONCURSO PÚBLICO - PROCESSO SELETIVO OU PROCESSO DESCLASSIFICATÓRIO

10 de jul. de 2011

CONCURSO PÚBLICO - PROCESSO SELETIVO OU PROCESSO DESCLASSIFICATÓRIO

O concurso público no ordenamento jurídico brasileiro brasileiro nasceu em 1934, quando da primeira Constituição do Brasil, mas só consagrou-se no serviço público pela Constituição Federal de 1988.

Apesar da obrigatoriedade do certame seletivo, a Administração FELICE veio cumprir esta determinação legal decorridos 6 (seis) anos de gestão, lançando mão dos contratos temporários, sob a alegação do excepcional interesse público.

A premissa é de que o concurso público e o provimento de cargos devem ser compostos com características voltadas ao atendimento da sociedade, que é permanente, e não do gestor, que está temporariamente no Poder.
Após período de tempo suficiente para realizar, no mínimo, 12 (doze) concursos públicos; após inúmeros apontamentos do Tribunal de Contas do RS ( órgão fiscalizador - controle externo); após o vexame de realizá-los sob a égide do regime jurídico CLT, quando este não mais pode regular as relações de trabalho no serviço público, e extrapolando todos os prazos, a Prefeitura de Uruguaiana promove-o.
Forçada à prática, apesar do antigo discurso não mais presente em defesa de processo equânime, contrata a Fundação de Recursos Humanos do RS, selecionada por sua notória especialização e inquestionável reputação ético-profissional, com a orientação de realizar um processo seletivo ou desclassificatório?
Especificamente o concurso para professor de 26/06/2011, sob o comando do Sr. Secretário Municipal de Educação Delmar Kaufmann (do antigo discurso), caracterizou-se por PROCESSO DESCLASSIFICATÒRIO, incluído neste, alguns de seus cargos de confiança na chefia ou coordenação da Educação Municipal.
Em relação às questões de Legislação ao invés de buscar selecionar qualitativamente educadores, constata-se o objetivo explícito da indução a erro.
Como desfecho somos obrigados a escutar o pronunciamento, lastimável e lamentável, de sua Excelência, o Sr. Prefeito, que supõe-se qualificado para julgar as razões do baixíssimo número de aprovados, atribuindo este à falta de inteligência ou despreparo dos professores candidatos.
São muitas as mazelas impostas aos professores. Demonstremos irresignação frente aos desmandos porque sem justiça qualquer nação democrática capitula diante de ditadores.


Diretoria
APEMU

27 comentários:

Anônimo disse...

Meu Deus!!!!!!
Será que que chegou a tanto??
Me expliquem melhor,por favor!!!!
Alguém tem o conteúdo da prova?Quero muito ver!!!

Anônimo disse...

onde estão as provas do Concurso?
Alguém tem que ver !!!!!
Devem publicar a prova para polpução ver!!!

Anônimo disse...

será q voces nao se deram coonta que o mesmo aconteceu com o concurso anterior?

Anônimo disse...

a justiça ou dos homens ou divina vai prorcionar aos enganadores felice e rogerio de moraes o que lhe es devido a mentira elaborada disfarçada de politica

Anônimo disse...

Passamos a reviver a época da grande adversidade entre a Professora Dirce e o Professor Delmar.Parece que Dirce será candidata vice prefeita na chapa de Becker, e Delmar candidato da situação.Que guerra.

Anônimo disse...

Gostaria que "ELE" fizesse essa prova ou a primeira Dama!!!!!!!!!!!!ha ha ha mas gostria mesmo ele é pós doutorado em que mesmo?!?!?!

Anônimo disse...

E as autoridades desta cidade onde estão????????

Anônimo disse...

Mas alguem ainfa tinha duvida q ia dar nisso?

Anônimo disse...

eu vi a prova, e não sou professora, acredito ser melhor não publicarem mesmo, pois a prova era simples, clara...o nível das questões de concurso de 2º grau,não nível superior. Não houve preparo suficiente dos concursandos, e não venham com a questão de falta de condições para estudar, falta de tempo...se fosse por isso, não haveriam auditores fiscais da receita federal,procuradores da republica, juizes federais entre outros tantos concursos dificílimos e que as pessoas trabalham e estudam ao mesmo tempo para conseguir alcançar o êxito. Realmente, para ser professor tem que gostar, ter vocação, jeito para lidar com os filhos dos outros, com uma educação (ou falta de educação) que vem de casa, cada um de um jeito. Se não quer exercer essa função, estuda (muuuito) e faz concurso para outros cargos. Andréa

Anônimo disse...

...quanto a reportagem que saiu no jornal tribuna de uruguaiana sobre o concurso dos professores...eu não diria que é despreparo ou falta de inteligencia dos professores, eu diria que é uma válvula de escape para justificar a arrecadação de dinheiro das inscrições para suprir outras necessidades financeiras escondidas do município, sendo assim quanto menos forem aprovados, melhor para a prefeitura que tera que fazer outro concurso e arrecadar mais dinheiro em coma de trouxas esperançosos por uma oportunidade na sua profissão, muitos estão querendo adquirir experiência para decolar como profissionais e posteriormente se qualificarem como diz o prefeito... mas infelizmente a politica é suja..e destorcem justificativas para se safarem de muitas falhas.. se os professores são despreparados e não qualificados,está nas atribuições da prefeitura em promover cursos e seminários de educação, vejam bem.. gratuítos para que estes professores sejam mais acessorados.. será que o prefeito não se dá conta que nem sempre se tem esse preparo porque muitos dependem de recursos financeiros, e para quem esta buscando chance de começar teria que ser menos exigente este nivel de seleção.. acho que teria que haver concurso para os veteranos que querem seguir e seleção para iniciantes.. aqueles que realmente precisam começar.. preste mais atenção a essas questões senhor prefeito, nem digo secretário, pois este tem que obedecer ordens hierarquicas!!! estou descepcionada com tudo.. principalmente com o governo da minha cidade que por muitas vezes achei que era o prefeito mais preparado.. mas nem sempre a gente acerta.. e na própria câmara e secrtarias tem gente muito mais vulnerável a essas questões que deveriam estar ocupando a cadeira da prefeitura. gratos pela atenção acho que todo mundo tem o direito de se manifestar..por favor publiquem isto!!!!!

Anônimo disse...

tem q vê isso aí...

Anônimo disse...

ANDRÉA DAS 10:35 TU VIU O GABARITO? OS QUE ACHARAM FÁCIL ZERARAM EM LEGISLAÇÃO. BEM SE VÊ QUE NÃO ÈS PROFESSORA OU É COMO O NOSSO PREFEITO,"SABE TUDO". TE ORIENTA E NÃO DÁ PALPITE FURADO.

Anônimo disse...

JORNAL TRIBUNA, faz o favor para esse pessoal e publica a prova dos professores...aí sim os que não passaram vão ficar com vergonha...

Anônimo disse...

Pois, é...mas, e as pessoas que passaram? Não seriam elas uma prova de que o concurso era sim passável? Ou tiveram as mesmas acesso ao gabarito da prova?

Anônimo disse...

anonimo das 10:35...dicordo...não é falta de preparo...a grande questão, e que ninguem toca no assunto, é que ninguem se esforçaria por um concurso de salario de fome...se passar passou...deu pra entender?

Anônimo disse...

ANDRÉA, POR ISSO QUE TU NÃO FAZ CONCURSO. NÃO TEM FORMAÇÃO, PORTANTO COMO O PREFEITO NÃO TENS CONHECIMENTO DE CAUSA PARA AVALIAR. AQUILO QUE PARECE FÁCIL PARA UM LEIGO É MUITO, MUITO MAIS DIFÍCIL, TEM ESPECIFICIDADES QUE ALGUÉM QUE OCUPA O CARGO NO QUAL DEVERIAS ESTAR EXERCENDO NÃO TEM CONDIÇÕES DE PALPITEAR. È CEARA ALHEIA!

legis vulgis legis disse...

Zeraram a legislaçao pq quem entende de diblar legislação, sou somente EU. Será q voces não sabem legislar na prática?

Anônimo disse...

BASTAVA ESTUDAR , NAO HAVIA NADA DE COMPLEXO, QUESTOES BASICAS E AS PROFESSORAS CONTRATADAS NAO PASSARAM PQ TINHAM QUE FAZER PLANOS DE AULAS , ENTRE OUTROS , NAO FOI QUESTAO DE PERGUNTAS DIFICEIS, FOI FALAT DE PREPARO, ALGUNS PASSARAM OUTROS NÃO, NAO VAMOS JUSTIFICAR O DESPREPARO CERTO? QUEM ESTUDOU O SUFICIENTE PASSOU QUEM NAO ESTUDOU PQ NAO QUIS OU NAO TEVE TEMPO NÃO PASSOU, SIMPLES!!!

Anônimo disse...

Publiquem a tal prova e provem que nem tudo é fácil qdo voce está submetida a uma situaçaõ de stress. Toda prova é uma situação de stress...
Mas publiquem sim, vejamos se é tao facil assim ou se é um jogo de pegadinha.

Anônimo disse...

Será que a maioria do pessoal que fez o concurso tinha diploma da ULBRA!

Anônimo disse...

gostei do post do anonimo 10:42...da idéia e do portugues bem escrito...

Alice no país das maravilhas. disse...

Não sei por que tanta preocuPAÇÃO COM ESTE concurso, NÃO HOUVE APROVAÇÃO E PRONTO, PR QUE tanta confusão.Para ganhar bem nem precisa de estudo.Uma vez que o presidente da Republica ERA UM IGNORANTE, que tantas exigencias vcs querem fazer.No senado temos palhaço.Na camara temos representantes que nem ler sabem, e estão lá ganhando muito bem, e representando a população. Há...há....há.....há....Uruguaiana vencerá.

Anônimo disse...

TEM QUE ESTUDAR

Valdeci disse...

Parem de reclamar,
Estão fazendo mais uma pracinha
se adonam do bem dos outros,
pra alegrar as criancinhas.

E tem gente que admira
Achando tudo legal,
É feito com teu dinheiro
E não tens nem melhoral.

Minha cidade querida,
Em época de eleição
Tudo aqui funciona,
Com um aperto de mão.

Anônimo disse...

DEVERIA TER CONCURSO IGUAL PARA SER PREFEITO E VEREADOR!!!

sudito fiel disse...

Se nosso senhor quiser, teremos em nossa cidade, uma praça para cada criança!!

Anônimo disse...

Olha 20:35, falaste muitíssimo bem!! E tb para cargos como presidente, governador e perfeito.