Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Pilates: melhoria na qualidade de vida – Uruguaiana.

29 de ago. de 2012

Pilates: melhoria na qualidade de vida – Uruguaiana.


Alguns o praticam por necessidade, outros por estética, o método Pilates criado por Joseph Pilates na década de 1920 virou moda hoje entre mulheres, homens, idosos, adolescentes e até mesmo crianças. O Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações, ele trabalha na respiração e alivia dores crônicas.
Em 2005, a fisioterapeuta Deborah Dotto foi pioneira, em Pilates, no município. Na época as profissionais perceberam que após o tratamento de fisioterapia, passado algum tempo, os pacientes retornavam com dores, e resolveram criar algo para que essa pessoa tivesse sempre uma postura e assim as dores não voltarem. Muitos dos alunos de Pilates hoje eram antigos pacientes de fisioterapia, com esse método todos começaram a se sentir melhor.
A Clinica possui cerca de 100 pacientes, três profissionais que executam as aulas, cada professora possui dois alunos por hora, em alguns casos é individual, como com idosos que precisam de mais atenção. As professoras de Pilates fazem em média três especializações na área por ano.  A Clinica também possui uma turma para crianças, que ajuda para a postura e flexibilidade no desenvolvimento.
Muitos dos pacientes são encaminhados por patologias, e outros fazem por estética. Pilates não emagrece, ele molda o corpo, e ajuda a fortalecer os músculos. A dupla perfeita seria o Pilates e a caminhada, segundo a fisioterapeuta Beatriz Fernandes. Todo mundo pode praticar os exercícios, o ideal é no mínimo duas vezes por semana e o melhor seria três vezes por semana. Em torno de um mês a pessoa já nota o resultado.
As aulas abrangem toda a população, jovens, idosos, adultos, crianças, a grande maioria mulheres entre 30 e 60 anos. “São exercícios com precisão e qualidade, melhora a postura e a parte respiratória. Todos passam por uma avaliação antes para determinar quais os exercícios ideais para aquela pessoa. Eu me achei no Pilates. Eu amo Pilates” disse a fisioterapeuta Andrea Dorneles. Os exercícios consistem na respiração, porque ela estabiliza a coluna, estabiliza toda a região abdominal para que execute movimentos que não vão prejudicar.
Na Clínica da fisioterapeuta Deborah Dotto duas aulas semanais custam R$ 270,00; três vezes R$ 360,00. A Clínica também oferece uma novidade, o Pilates sling – Pilates nas cordas, são exercícios que utilizam mais do esforço pessoal, é recomendado para quem já pratica há algum tempo o método convencional. 

Nenhum comentário: