Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Governo Federal vai avaliar situação dos reservatórios e do setor elétrico - Usina Uruguaiana.

8 de jan. de 2013

Governo Federal vai avaliar situação dos reservatórios e do setor elétrico - Usina Uruguaiana.



O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) vai se reunir nesta quarta-feira (09/01), para avaliar a situação energética do país. Presidida pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a reunião esta marcada para as 14h30min., irá tratar tratar do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas e da liberação do funcionamento de usinas térmicas no país. Participam do representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Agência Nacional do Petróleo (ANP), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Câmara de Compensação de Energia Elétrica (CCEE), da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (Cepel). 

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Reativação da Usina Termo AES Uruguaiana, deputado Frederico Antunes (PP) foi informado hoje (08/01), por fontes do MME que um dos itens da pauta é a autorização do funcionamento da fase 2 da Usina Termo AES Uruguaiana o que ampliaria ainda mais a geração de energia pela térmica a gás com sede em Uruguaiana. "Estamos na expectativa, na semana passada já foi anunciado o retorno da fase um que começou seus testes hoje e oficialmente volta a funcionar no dia 15 de janeiro. Se sair a autorização da fase 2 da Termo nesta quarta será uma grande notícia para o RS e para a região", destacou Antunes.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) atualmente os reservatórios da Região Nordeste operam com 31,61% da capacidade, enquanto os da Região Norte com 41,24%. Para suprir a demanda de consumo, todas as termoelétricas estão em funcionamento. Reportagem: Cristiano Guerra.

Nenhum comentário: