Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Estudantes do Projeto CEU recebem novas carteiras – Uruguaiana.

15 de mar. de 2013

Estudantes do Projeto CEU recebem novas carteiras – Uruguaiana.



Desde a criação do Projeto CEU - Coral Estudantil de Uruguaiana, dezenas de crianças e adolescentes integrantes do programa recebem assistência médica gratuita. Criado há 12 anos pela Unimed Uruguaiana, em parceria com o município,  o projeto  atendeu mais de 1 mil jovens nesse período. De acordo com o presidente da cooperativa de saúde, médico Lourival Gonçalves, a iniciativa é um dos principais programas de responsabilidade social oferecido pela empresa à comunidade. “Nosso objetivo é auxiliar as crianças e adolescentes de baixa renda e oferecer um atendimento de qualidade”, explica. As novas carteiras foram entregues para as mães e familiares durante uma reunião de rotina.
 O convênio de saúde garante acesso as consultas gratuitas e exames médicos conforme a necessidade de cada paciente. Os dois filhos da doméstica Kátia Silene de Oliveira,  frequentam o projeto há 2 anos. “Eles eram muitos rebeldes, mas ao longo do tempo mudaram o comportamento e se tornaram muito mais responsáveis. Também me sinto mais segura por eles terem acesso médico de graça, já que não teria como pagar uma consulta particular caso fosse necessário”, conta. “Só no ano passado precisei levá-los duas vezes para consultar”, afirma Kátia. Atualmente o programa é administrado pelo município e atende crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, no horário inverso ao da escola. Segundo o coordenador do projeto, Jorge Rios (Kanela), os estudantes recebem aula de canto, desenho, teatro, dança,  reforço escolar e ainda são incentivados a participar de atividades esportivas como a rústica, promovida em parceria com a Associação de Corredores de Rua de Uruguaiana/ACORU.
Outro destaque é a participação nos festivais de música como a Califórnia Petiça Internacional. “Muitos talentos foram revelados aqui no projeto, e foi um orgulho entregar premiações a esses alunos, conta Lourival. A participação dos familiares também é fundamental para o sucesso do Projeto Ceu. Por meio do resgate de valores como respeito e disciplina, pais e alunos trabalham em conjunto problemas comportamentais e emocionais. “Queremos incentivar crianças com talentos adormecidos, promover a convivência harmoniosa no ambiente social e formar cidadãos cristãos”, explica Jorge Rios. Uma vez por semana os coordenadores promovem encontros com os pais para repassar as atividades que estão sendo realizadas e reforçar a importância da atuação da família no processo do aprendizado. Para o médico Lourival Gonçalves, educação e saúde são os pilares para o desenvolvimento da sociedade. “É possível realizarmos mudanças, basta que cada um faça a sua parte”, relata.

Nenhum comentário: