Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Há mais dispositivos móveis digitais no planeta do que gente - Mundi

16 de mai. de 2017

Há mais dispositivos móveis digitais no planeta do que gente - Mundi

Hoje há mais dispositivos móveis – 6,4 bilhões de aparelhos conectados em 2016 – do que pessoas em todo o mundo e a projeção é que haverá crescimento exponencial de “coisas” conectadas nos próximos anos, o que leva a perguntas cruciais: a infraestrutura da banda larga suportará essa alta demanda? Haverá impactos e custos para a indústria? Com certeza essa tendência terá implicações em dois eixos de grande interesse da indústria: competitividade e transformação digital. Todas as empresas estão atentas a isto?

A previsão é que o número de dispositivos, nos próximos cinco anos, será sete vezes maior do que o número de pessoas no planeta: 50 bilhões de dispositivos, incluindo sensores, smartphones, drones, microprocessadores, utilidades domésticas em rede e até robôs industriais.

Nessa nova economia digital, podem-se citar exemplos altamente tecnológicos, como a coleira inteligente para pets, que monitora seus sinais vitais, além de contar com uma câmera para que o dono acompanhe seu movimento à distância e saiba exatamente sua localização via GPS (Motorola Scout 5000). Também estão sendo disponibilizadas pulseiras para humanos a fim de reunir dados vitais do organismo. E, ainda, a bagagem smart, tecnológica e conectada, que pode ser rastreada via GPS em diversos países, com um cadeado que se abre e se fecha por meio do smartphone de seu proprietário: quando ele se aproxima, ela destrava sozinha; quando ele se afasta, a mala trava. No Brasil, há fabricantes e distribuidores de chuveiros, fechaduras, olho mágico e lâmpadas, dispositivos para automação predial e industrial igualmente inteligentes.

  Studio na Colab55

Nenhum comentário: