Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Comissão quer laudo técnico da Ponte Internacional

22 de jan. de 2010

Comissão quer laudo técnico da Ponte Internacional

A Comissão Binacional dos Recursos Naturais Renováveis Paso de los Libres (AR) - Uruguaiana (BR), com apoio do Rotary Club de Paso de los Libres, ingressou no Ministério Público Federal para que o órgão oficialize notificação ao DNIT objetivando a elaboração e apresentação de laudo técnico da Ponte Internacional. O pedido, segundo Juraci Luques Jacques está sustentado em dados como a inauguração da travessia há 62 anos (21/05/47), medindo 1.419 metros de vão, sustentada por 40 pilares de 12,5 metros de altura cada. O projeto inicial previa tráfego de 200 caminhões e veículos e hoje, em média, são mil caminhões dia, além de outros 85 com cargas perigosas e dois mil carros de passeio. A Binacional busca junto ao MPF ações que provoquem o atendimento à preocupação da entidade. Jacques lista as tragédias nacionais registradas nos últimos anos, destacando que o caráter preventivo das medidas é fundamental. Juraci diz que à época da construção da Ponte não havia hidrelétrica no rio Uruguai, enquanto hoje há quatro e a movimentação, com as ondas das águas, os pilares são pressionados. Medidas como está, ilustra com matéria do CP de 14 de janeiro, estão sendo tomadas em Irai e Chapecó (SC).
Lembra Jacques haver uma mobilização das cidades de Uruguaiana e Paso de los Libres visando a construção de uma segunda ponte ou a duplicação da atual, conclui.
O Consulado da Argentina solicitou cópia do documento por ter interesse também em mobilizar autoridades portenhas visando fortalecer o pedido de avaliação estrutural da Ponte Internacional AgustínJusto - Getúlio Vargas.

13 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a Comissão pela iniciativa!
Só esperamos que esse laudo saiu com muita seriedade e seja divulgado, bem como as providências necessárias encaminhadas pelos órgãos responsáveis visando nosso bem estar quando passar a ponte.

Anônimo disse...

vai cair a ponte?

Anônimo disse...

naum sei.

Anônimo disse...

quem será o pesado que vai estar em cima quando ela cair?

Anônimo disse...

O mais pesado é o trem.

Anônimo disse...

Pode ser ôce 11:00!!

Anônimo disse...

Será por isso que aquela freirinha ao ir para Libres atravessava a ponte cantando... Se as águas do mar da vida quiserem te afogar.Segura na mão de Deus e vai...

João Cunha disse...

Bem que ela poderia cair quando um senhor for se despedir do prefeito de Libres.

Anônimo disse...

Uma vez estava um engenheiro explanando à respeito do projeto de construção da ponte.Ao referir que a ponte teria 40 pilares, foi imediatamente aparteado por um da platéia que quase esbravejoui:"Mas que mania de gastança, por que não fazer somente com oito, ou no máximo dez pilares?"Aí o engenheiro com muita calma explicou que não poderia ser assim pois havia umna lei.-Que lei, diz o cara.A Lei da Gravidade rsponde o engenheiro.Aí ele completa:"Mas não dá para revogar essa tal lei da gravidade?"Grita um outro da platéia:-"Mas cala a boca que essa lei foi feita pela turma do Getúlio, pelos Queremistas."

Anônimo disse...

Reza lenda que um dia iram construir outra ponte. Estou em Urug há 10 anos e só escuto comentários perdidos.

El Cholo

Anônimo disse...

Anônimo das 16 e pouco tem razão tanto que no governo do coronel Carús tinha um grande quadro onde constava-PONTES E NÃO MUROS.Mas me disse um advogado que talvez fosse Pontes de Miranda e aí já fiquei em dúvida mas acho que o Figueiredo, por ele teria mandado fazer mais uma ponte aqui.O cuidado que tem que ter é com essas empreiteras.Imagina vem uma aqui para construir a ponte e acaba levando o rio, já pensou?Agora o problema é que querem tudo ao mesmo tempo.Querem outra ponte e querem navegação no rio.Mas como passar os grandes barcos por baixo da ponte?Tem muita coisa para reestruturar-se.

Anônimo disse...

De muita babaguice que se houve, a verdade é uma só, Manoiel Ramires Argentino Radicado no Brasil, iniciou um abaixo assinado para a duplicação da ponte, deixando esta atual para veiculos leves e construindo outra para veiculos pesados, mais de 10.000 assinaturas, com apoio dos Clubes de Serviços, Camara Municipal, Prefeitura, Maçonaria, etc, etc, agora os Argentinos também estão engajados nesta tarefa difícil, pois Itaqui também quer ponte, São Borja já foi contemplada, e Barra do Quarai també, quer uma, posrtanto apara conseguir as Forças Políticas tem que se movimentarem, mas para isso tem que ter cafifge em Brasilia, cxoisa que Uruguaiana não tem, por Lá Uruguaiana não existe, portanto temos que ter representação fedarl para conseguir algo, dai nossa Campanha, VOTE em gente daqui, de Uruguaiana da Fronteira Oeste, enfim, vamos apostar nos nossos, VOcê sabia que 58 de nossos VOTOS foram para candidadtos que nem sabem onde fica Uruguaiana, Pense nisso!

Raul. S. Santos disse...

Pois é anônimo das 11:02, eu concordo com vc, mas votar em quem vive na cidade, que sente os dramas daqui, que paga seus IPTUS, que colabora com a cidade, não esses que vão morar fora, e depois chegam aqui querendo ficar de donos.