Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: SOS Mulher: trabalho de resgate e cidadania. - Uruguaiana

6 de set. de 2012

SOS Mulher: trabalho de resgate e cidadania. - Uruguaiana




O SOS Mulher completa 20 anos no mês de outubro.  Para comemorar a data, a equipe de funcionários realizará um chá para arrecadar fundos e construir uma pracinha para as meninas. O programa consiste em ajudar meninas de 5 a 16 anos que vivem em situação de vulnerabilidade. O objetivo é combater a prostituição infantil, várias crianças que frequentam o local foram abusadas sexualmente, ou sofrem algum tipo de negligência, outras não têm com quem ficar depois da escola porque os pais trabalham. A diretora da Casa, Carol Guimarães diz que ali elas estão seguras e aprendendo algo para a vida.
O local que fica na antiga FAFIUR, atende 42 meninas, que recebem oficinas de artesanato, aulas de espanhol, dança, tricô, leitura, reforço escolar e três refeições diárias. O SOS MULHER ainda tem um projeto educacional para ter sala de informática. As crianças são atendidas de segundas às sextas-feiras das 8h às 17h. Trabalha no SOS uma psicopedagoga, cozinheira, secretária, professora para reforço escolar, professora de espanhol, assistentes sociais cedidas pela Universidade Anhanguera, a maioria dos funcionários são voluntários, apenas três são contratados. As assistentes sociais vão até as casas das meninas que não estão indo para ver o que está acontecendo. O lugar não recebe nenhuma ajuda governamental, empresários e a população é que ajuda a manter o programa, como o Rotary Clube, Defensul, Dedetizadora Vitória, Ferragem Missões, empresa de Transporte Soberana, dentre outras.
Em abril quando assumiu a nova direção, foi realizada algumas reformas no prédio, peças estão sendo restauradas, concluíram a biblioteca, com novos livros e pintura nova. As crianças restauraram alguns armários, foram doadas tintas e outros materiais para construção e reforma.  Carol diz que ainda tem muito o que fazer na Casa. “Ainda queremos cercar o pátio, colocar pracinha, nossa maior dificuldade hoje é conseguir material para reformar o prédio. Temos uma porta que uma menina quebrou no momento que estava sendo atendida pela psicopedagoga. Ela ficou transtornada e quebrou. Pedimos para empresários que possam fazer doações, essa doação pode abater no imposto de renda, temos trimestralmente uma prestação de contas, e posteriormente pretendemos divulgar em algum jornal, a comunidade pode ajudar também” expõe a diretora. A população pode ajudar doando material de limpeza, higiene, alimentos como carne e leite, material lúdico e tintas para a reforma do prédio.
O SOS MULHER foi fundado em outubro de 1992, pela professora Zilda Peixoto, já falecida, com o objetivo de trabalhar com mulheres que eram garotas de programa. Ao longo do tempo foi adaptado e hoje só trabalha com a prevenção a prostituição infantil. A diretora Carol Guimarães pede que as pessoas conheçam e colaborem com o SOS MULHER vejam o trabalho realizado pela equipe para que possam ter confiança. Telefone para contato: 9665-6799. 

Nenhum comentário: