Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Obrigado. De nada.

14 de ago. de 2010

Obrigado. De nada.

coluna de Rônei Rocha, na edição do dia 06.08


Estive em um recesso do trabalho na semana passada (é só médico dizer que vai tirar férias e logo ouve: "Não vai fazer algum curso, não?"), e nesses períodos costumo participar de cursos intensivos, um de degustações variadas, e outro de relações sociais, ambos com muitas aulas práticas. Coisa que amiúde não experimento, talvez devido a minha rotina, basicamente indo sempre aos mesmos lugares, convivendo com gente conhecida. Então subindo em ônibus, aviões, muitos táxis, muitas filas, restaurantes, comércios; nos quais ninguém te conhece, é uma ótima oportunidade de sentir a educação das pessoas. Pois notam-se muito claramente os dois universos paralelos, o dos que foram bem educados e o dos que não foram. No dos com educação a comida fica mais saborosa, o passeio mais agradável, as pequenas falhas se tornam irrelevantes e facilmente perdoáveis. Uma vendedora teria que obrigatoriamente ser muito bem treinada (pelo menos num negócio que pretende dar certo e não vende água gelada no meio do Saara), mas se ela tiver simpatia e educação, me faz comprar até aquela coisinha que eu há muito tempo não precisava. Nem tenho que descrever o oposto que ocorre no universo dos sem educação, pois todos já conhecemos bem demais. Claro que não me refiro aos que não tiveram sequer a sorte de receber um ensino fundamental. Mas a questão aqui é sobre o trabalho que dá para criar uma pessoa bem educada. Trabalho mesmo, pesado, que em outros países, junto com a lida da casa, pode contribuir para a previdência. Repetir um milhão e duzentas mil vezes que seria melhor fazer assim e não assado, que fica feio agir de tal forma, que ninguém gosta de ser tratado deste ou daquele jeito. Proibir, vestir a carapuça de chato, assumir responsabilidades. Gente, isso está totalmente em desacordo com as atuais regras do bem viver, da felicidade ampla, geral, irrestrita e contínua. Problemas? Precisamos evitar, ou na pior das hipóteses enfrentar da maneira mais fácil, rápida e de preferência definitiva. Pensar mais em nós mesmos. Pois então, o rebento está insistindo que precisa sair com os amigos, apesar das notas ruins e de ter prova amanhã? Deixa sair! Pra que te estressar. Quer porque quer comprar alguma coisa? Arranja logo o dinheiro. O professor discutiu com ele? Reclama pra direção. Afinal a escola não está ali e o professor sendo pago pra educar o seu filho? Relaxa e aproveita a vida... enquanto o pimpolho não cresce.


RÔNEI ARAÚJO DA ROCHA

27 comentários:

Anônimo disse...

Doutor Rônei o prefeito Felice é Feliz?

Anônimo disse...

Dr. Ronei, Uruguaiana vencerá?

Anônimo disse...

Fale para estes eleitores e leitores, porque o poder cega. Por favor,quero entender.

Anônimo disse...

Feliz nada. O prefeito Felice é o zangado.
E se tivesse sido corajoso ou honesto o suficiente pra se inocular o vírus - como disse que faria -, poderia ser também o atchim. Anão ele não é. Mas um cara desses, só em história infantil mesmo. E em Uruguaiana, onde tudo é válido.

Anônimo disse...

Não precisa o Dr. Ronei responder.Todos sabemos que o Prefeito é Felice.A Concessionária Fiat,também.

Anônimo disse...

E ele casou-se com a Branca de Neve e foram FELICES para TODO o sempre...

Anônimo disse...

EU SOU O MESTRE!!!!!!!!!!Entenderam? E depois do meio dia sou o Soneca. Iam sorry.

Anônimo disse...

E todos os meus funcionarios no final do expediente cantam satisfeitos e felizes: "eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou eu vou eu vou..."

Anônimo disse...

Recomendo: Snow White and the Seven Dwarfs - Edição Diamante.

Anônimo disse...

Lembrei agora das palavras de Juscelino Kubitschek "Um governo forte se faz perdoando."
Baseado nisso posso afirmar o que sempre pensei; que este senhor que só tem raiva e ódio, construiu um imperio fraco...
Tenho dito.

Anônimo disse...

Esse aí é o aprendiz de Bortolotto?

Anônimo disse...

Tenho filhos crescidos e que passaram da fase de adolescentes e ficou claro a diferença de receber limites e educaçao em casa. A dificuldade que os pais mais atentos se deparam em relaçao aos amiguinhos e coleguinhas que estao se criando sem o minimo cuidado dos pais e muito serio, ta ai mostrndo a nossa sociedade de hoje, gente sem educaçao e de uma prepotencia doentia. Tenho uma frase que ilustra esse modelo de hoje: Passado perdido, Presente carente, Futuro bandido!

Anônimo disse...

Dez pra ti 11:23! Dez!!!!!!!!!

Rônei Rocha disse...

São enormes as chances de uma pessoa ser feliz quando desperta paixões iguais as demonstradas em qualquer espacinho disponível como este. Chega a dar inveja do nosso prefeito.

Anônimo disse...

Inveja? Se ele é o maior zangado da face da terra...
Feliz sou eu que LEVO o sobrenome PICAVEIA.

Anônimo disse...

Voce meu caro doutor nos desperta alegria com seus comentarios.
Nós Uruguaianenses Somos uma legiao de desprotegidos!

Anônimo disse...

Em tempos de imperador
Um viva para o doutor

Anônimo disse...

O que nos aconselha Drº Rocha, somos entediados pelo poder. Poder pode TUDO...
Um sonifero ?
Um antídoto contra raiva?

Anônimo disse...

Uruguaiana é cheia de pessoas bitoladas!!!!!Um texto bacana do Ronei, esses animais não param de falar em Felice...larguem ele de mão.
Uruguaiana merece um Caio mesmo...é isso que o povinho gosta!!!!!!!

Anônimo disse...

Bitolado é tu que só pensa em caio e felice.Um de um lado, o outro do outro, e tu o dormente.Te prepara que vem mais um trem.

Anônimo disse...

Conheço uma senhora que chama o povo de povinho.Diz que detesta esta gente pobre...
Transparece que o dinheiro que administra e que vai para as benfeitorias para o povo desta cidade sai do bolso dela e do bolso do marido.Engano meu!!
Coincidencia acho, mas que tal dona ou dom 16:15.
Não gostei da referencia sua ao povo de Uruguaiana. Vc por acaso é desta cidade?

Anônimo disse...

Em nenhum momento li o nome deste senhor aqui. Vai dormir 16:15...
tá de mal? Humor?

Anônimo disse...

Animais? onde? onde? Bá, que atitude I N F E L I Z...

Anônimo disse...

Obrigado dom Zangado.

Anônimo disse...

O que o sr. receita dr.Rônei, para o nosso anônimo das 16:15?
palavras cruzadas?
Noites bem dormidas?

Anônimo disse...

O Anonimo das 16:15 em partes está certo!!!!!
Larguem o VôVÕ de mão!!!!!!!
Só pensam nisso...quando Uruguaiana tava esburacada e feia...ninguem falava nada...
Só sabem reclamarrr...legitima atitude de eterno insatisfeitos...

Gleidy disse...

Não entendo a dispersão do assunto, mas acho que propaganda política enraivece qualquer um ..Gosto muito da escolha que fizeste para a coluna.A educação formal pode até mascarar atitudes e melhorar vocabulário, criar"uma casquinha", mas a que recebemos em casa é a que faz a diferença.E ela se revela !