Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Filósofo Norberto Bobbio será homenageado com busto na Praça Itália

15 de set. de 2010

Filósofo Norberto Bobbio será homenageado com busto na Praça Itália

Norberto Bobbio nasceu na capital do Piemonte, no seio de uma família burguesa tradicional, filho de um médico-cirurgião, Luigi Bobbio, neto de António Bobbio, professor primário, depois diretor escolar, católico liberal que se interessava por filosofia e colaborava, periodicamente, nos jornais. Viveu durante a infância e adolescencia em uma família abastada, com criadas e motorista. Inicia-se no gosto da leitura com George Bernard Shaw, Honoré de Balzac, Stendhal, Percy Bysshe Shelley, Benedetto Croce, Thomas Mann e vários outros. Foi amigo de infância de Cesare Pavese com quem conviveu e aprendeu o inglês através da leitura de alguns clássicos. Lia, depois traduzia e comentava.
Não obstante as origens abastadas e o estrato social elevado a que pertence por força da posição social do pai, é marcado por uma educação liberal. Diz na Autobiografia: "na minha família nunca tive a impressão do conflicto de classe entre burgueses e proletários. Fomos educados a considerar todos os homens iguais e a pensar que não há nenhuma diferença entre quem é culto e quem não é culto, entre quem é rico e quem não é rico." E registra: "recordei esta educação para um estilo de vida democrático numa página de Direita e Esquerda em que confesso ter-me sentido pouco à vontade diante do espectáculo das diferenças entre ricos e pobres, entre quem está por cima e por debaixo na escala social, enquanto o populismo fascista tinha em mira arregimentar os italianos dentro de uma organização social que cristalizasse as desigualdades."

14 comentários:

Anônimo1 disse...

Eu nunca soube nada sobre este senhor, o que ele fez mesmo por Uruguaiana que mereça ser lembrado?

Anônimo disse...

Caro senhor(a) das 11h29min, Norberto Bobbio talvez nunca tenha sequer ouvido falar de Uruguaiana, pois era italiano e sempre viveu lá, se bem que como erudito que ele foi (faleceu em 2004) talvez eu esteja equivocado. Norberto Bobbio é um dos maiores filósofos da modernidade e sua obra serviu de estudo para diversos ramos acadêmicos, principalmente o Direito, cujos resultados com certeza tiveram influência, não só em Uruguaiana, mas em todo o mundo.

Anônimo disse...

quem é esse pilha?

Anônimo disse...

nem eu

Anônimo disse...

porque não botambusto do bico de ferro?
do camundongo?
do juliobombeiro?
porque?
porque?
porque?

CIDADÃO DE URUGUAIANA disse...

tenho certeza que o norberto bobbio está se revirando no mausoléu por ser homenageado em plena Uruguaiana, onde imperam as iniquidades, perseguições, atropelos ao Direito, desconsiderações pessoais e profissionais, enfim, todo tipo de tropelias às quais o grande Bobbio sempre foi visceralmente contra e lutou durante sua vida. que azar o dele ser saudado e visto no meio do Império do Medo e seus modelos fascistóides... LEIAM NA WIKIPEDIA MAIS A RESPEITO DESTE GRANDE HOMEM...

Toto Mattoli, Bete e Felícia disse...

Mas então tu não entende anonimo das 14:19 que é para homenagear os italianos que vieram de lá e que na maioria eram pensadores, filósofos, cientistas, escritores.Por isso é que escolheram o filósofo.Mas quem mesmo que teve a idéia?

Anônimo disse...

Ainda mais ele que tanto combateu a tirani anônimo das 16:13.Colocá-lo aqui será aproximá-lo de Mussuloni, o Duce,a quem tanto combateu.Mas quem teve a idéia podem contar?Quem foi o iluminado?Porque não homenagar tantos imigrantes italianos que aqui formaram família, criaram seus filhos dentro do progresso e da ordem e fizeram muito pelo crescimento desta cidade?Temos tantos.

Anônimo disse...

IDÉIA DE JIRICO

Anônimo disse...

ninguem merece

Anônimo disse...

Mas deve ter partido de algum estudioso do Direito.Aposto.Será que o Dr.Nedal ou o Dr.Ernani poderiam contar para nós de quem foi tão iluminada idéia?

Anônimo disse...

Mas gente pelo amor de
Deus será que não tinha nenhum italiano que tivesse morado em|Uruguaiana?
Que palhaçada é essa?

Anônimo1, eu de novo disse...

Gente, era de se esperar, né? Tendo Don Quijote na Rodoviária, que nada tem a ver conosco...
Se na Praça Itália deve ir um busto, claro que de italiano, por que não do Gennaro Alfano?

Inimigo nº 0 de chupins disse...

Chupim e puxa-saco de chupim atacam novamente. Desta veza não disse que as Casas do Minha Casa Minha Vida eram suas - que na verdade são do Governo Federal PAc, Lula.
Mas disseram que tiveram a ideia de homenagear Norberto Bobbio. A IDEIA é do bacharel trajinho Rubens Montardo JR.
Deixem de se adonar do que não lhes pertecem.;