Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: Encontro sobre Ovinocultura - RS.

22 de fev. de 2013

Encontro sobre Ovinocultura - RS.



A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio reuniu no Sindicato Rural de Caçapava do Sul, representantes de onze municípios da fronteira oeste e campanha que participarão do projeto de capacitação técnica e gerencial de ovinocultores. O objetivo do encontro foi apresentar a técnicos, prefeitos e secretários da área a proposta de trabalho.
O projeto, orçado em R$ 1.587.200,00, será bancado pelo Governo do Estado, que entrará com 30% do valor, através do Fundovinos, pela Farsul, Senar e Sebrae,  entidades que integram o programa “Juntos para Competir”. Operacionalizado pelo Senar e Sebrae, a iniciativa que, nesta fase, pretende atingir 800 ovinocultores, é constituída por visitas técnicas às propriedades e cursos direcionados a grupos de 20 produtores de cada um dos 40 municípios contemplados.
Para o secretário da Agricultura, o ato de Caçapava dará início a um grande programa que contribuirá para o processo de transformação da ovinocultura, dando continuidade às mudanças já iniciadas com o programa Mais Ovinos no Campo, lançado em janeiro de 2011, na Feovelha, em Pinheiro Machado. A iniciativa, que oferece condições para que ovinocultores retenham suas matrizes e adquiram fêmeas e reprodutores, é apontado como um dos responsáveis pelo aumento do rebanho ovino gaúcho.
“Agora, estamos apostando na capacitação dos produtores, para que tenham uma atuação mais profissionalizada dentro e fora da propriedade, o que certamente se refletirá no aumento da produção ovina no Estado”, concluiu Mainardi.
O objetivo final é capacitar produtores para atuarem de forma mais qualificada na produção e comercialização e, ao mesmo tempo, estimular o associativismo para potencializar os resultados. Os primeiros municípios beneficiados (relação abaixo) detêm cerca de 50% do rebanho ovino gaúcho.
A proposta nasceu a partir do Grupo de Trabalho da Câmara Setorial dos Ovinos formado pelas seguintes entidades: SEBRAE, SENAR, FARSUL, FETAG, EMBRAPA, UFRGS, ARCO, MARFRIG e EMATER.
Estavam presentes, além do secretário Mainardi, o prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Vivian, prefeito de Lavras do Sul, Alfredo Borges, representante da Fetag, Alexandre Scheifler, representante do Sindicato Rural de Caçapava, do sul, Joaquim Mesquita da Costa, consultor do Sebrae, Angelo Aguinaga, Supervisor do Senar na região da campanha, Giovani Bolzani, bem como secretários dos 11 municípios e vereadores.

Nenhum comentário: